Maceió (AL) – No dia 30 de novembro, o 59º Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BI Mtz) realizou a passagem do cargo de Adjunto de Comando. Na oportunidade, a função foi transmitida do Subtenente de Infantaria Wallace Cavalcanti de Almeida para o 1º Sargento de Infantaria Paulo Roberto de Oliveira da Silva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O evento que iniciou a transmissão do cargo foi o descerramento do retrato do Subtenente Wallace, Adjunto de Comando sucedido, na “Galeria dos Adjuntos de Comando”. A atividade foi presidida pelo Coronel Rodrigo de Almeida Paim, Comandante do 59º BI Mtz, e contou, também, com a presença dos familiares.

Uma formatura geral no Pátio General Sampaio (PGS) concretizou a transmissão do cargo. Em seguida, os militares apresentaram-se ao Coronel Paim, paraninfo da solenidade, como Adjuntos de Comando sucessor e sucedido. Encerrando a solenidade, a tropa realizou um desfile a pé em continência ao Comandante do Batalhão.

O Subtenente Wallace Cavalcanti de Almeida, ascendeu ao cargo de Adjunto de Comando em 7 de janeiro de 2020, no qual permaneceu até o dia 30 de novembro de 2022. Ao longo desse período, ficou responsável pelo auxílio direto ao Comandante do Batalhão, além de ser o elo entre a tropa e o Comando.

Prestigiaram a solenidade o Tenente-Coronel Adelmo de Sousa Carvalho Filho, futuro Comandante do Batalhão, os familiares dos militares sucedido e sucessor e os Adjuntos de Comando do Comando Militar do Nordeste (CMNE), da 10ª Brigada de Infantaria Motorizada (10ª Bda Inf Mtz) e do 71° Batalhão de Infantaria Motorizado (71° BI Mtz).

Fonte: 59º Batalhão de Infantaria Motorizado
Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).