A Marinha colombiana apreendeu nesta segunda-feira um narcossubmarino carregado de cocaína, com 985 pacotes da droga avaliados em US$ 33 milhões (cerca de R$ 172,8 milhões). Esta é a segunda apreensão de um semissubmersível ilegal realizada pelas autoridades locais em uma semana, sendo que a Guarda Civil espanhola também encontrou um veículo similar submerso na Espanha recentemente.
Três tripulantes equatorianos foram presos, e a Marinha colombiana informou que o narcossubmarino seguia em direção à América Central. A bordo, foram encontrados 42 pacotes de alimentos e equipamentos de navegação e comunicação. Segundo a imprensa local, investigadores colombianos acreditam que a embarcação pertence a um grupo criminoso responsável pelo transporte de cocaína para a área de fronteira entre a Guatemala e o México.
Com 15 metros de comprimento, o narcossubmarino teria partido da costa de Tumaco e foi interceptado próximo à Baía de San Ignacio. Os oficiais da Marinha encontraram os pacotes de droga embrulhados em borracha e papel celofane. Um vídeo divulgado pela Marinha colombiana mostra o momento em que os militares localizaram a cocaína.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A Promotoria da Colômbia informou que os três responsáveis pelo transporte marítimo foram apresentados a um juiz de controle de garantias e acusados de tráfico agravado, fabricação ou posse de drogas, e construção, venda ou posse de semissubmersíveis. Os equatorianos negaram as acusações.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395