Foto: Divulgação/Armada de Colômbia

A Marinha colombiana apreendeu nesta segunda-feira um narcossubmarino carregado de cocaína, com 985 pacotes da droga avaliados em US$ 33 milhões (cerca de R$ 172,8 milhões). Esta é a segunda apreensão de um semissubmersível ilegal realizada pelas autoridades locais em uma semana, sendo que a Guarda Civil espanhola também encontrou um veículo similar submerso na Espanha recentemente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Três tripulantes equatorianos foram presos, e a Marinha colombiana informou que o narcossubmarino seguia em direção à América Central. A bordo, foram encontrados 42 pacotes de alimentos e equipamentos de navegação e comunicação. Segundo a imprensa local, investigadores colombianos acreditam que a embarcação pertence a um grupo criminoso responsável pelo transporte de cocaína para a área de fronteira entre a Guatemala e o México.

Com 15 metros de comprimento, o narcossubmarino teria partido da costa de Tumaco e foi interceptado próximo à Baía de San Ignacio. Os oficiais da Marinha encontraram os pacotes de droga embrulhados em borracha e papel celofane. Um vídeo divulgado pela Marinha colombiana mostra o momento em que os militares localizaram a cocaína.

A Promotoria da Colômbia informou que os três responsáveis pelo transporte marítimo foram apresentados a um juiz de controle de garantias e acusados de tráfico agravado, fabricação ou posse de drogas, e construção, venda ou posse de semissubmersíveis. Os equatorianos negaram as acusações.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).