No dia 7 de julho, um importante evento marcou a vida de cerca de 120 jovens, com idades entre 10 e 17 anos. Eles foram certificados pelo Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), uma iniciativa realizada no âmbito do Programa Forças no Esporte (PROFESP) da Universidade da Força Aérea (UNIFA).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Este dia representou a culminação de cinco semanas de esforços educativos, durante as quais os jovens foram imersos em uma série de temas importantes para a sua formação. Este acontecimento de suma importância para a comunidade local contou com a presença dos coordenadores de projetos do PROFESP UNIFA, instrutores do PROERD, familiares dos formandos e a equipe do núcleo.

Educando para a Vida

foto1

Ao longo dos encontros do PROERD, uma gama de temas cruciais foram abordados. Desde orientações sobre projeto de vida e reflexões sobre o uso de álcool e cigarro, até a conscientização acerca dos riscos do consumo do cigarro eletrônico, a prevenção ao bullying e o fortalecimento da autoestima.

Subtenente Alessandro Barbalho de Sena, um dos instrutores do programa, salientou a importância do PROERD, dizendo: “É com imenso prazer que agradeço à Coordenadoria do Núcleo do PROFESP UNIFA pela parceria com o PROERD, permitindo aos jovens ter a oportunidade de receber informações relevantes sobre drogas e violência para que os mesmos refletissem sobre suas escolhas e dissessem sempre sim à vida e não às drogas.”

Impacto na Vida dos Jovens

A aluna Maria Luiza Gama Souza, expressou seu sentimento sobre a experiência, reiterando a importância do programa em sua vida. “O Programa foi uma oportunidade de aprendizado. Escutamos diferentes experiências de vida e alguns puderam até curar feridas antigas. Acredito que tudo que nos foi passado contribuirá para o nosso presente e futuro.”

Programas que Transformam Vidas

O PROERD e o PROFESP são exemplos de programas que realmente têm o potencial de transformar vidas. Enquanto o primeiro busca oferecer aos jovens as ferramentas necessárias para evitar o caminho das drogas e da violência, o segundo é um programa social que objetiva o desenvolvimento de jovens por meio do esporte, com o apoio de diversos ministérios.

Essas iniciativas evidenciam o poder do trabalho conjunto de instituições dedicadas a fomentar o desenvolvimento saudável e integral de nossos jovens, fornecendo a eles as ferramentas e o conhecimento necessários para tomar decisões positivas em suas vidas.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).