Oração a bordo do NTrFlu “Almirante Leverger”

Embarcações militares e civis, com cerca de mil pessoas a bordo, concentraram-se no Porto Geral de Corumbá, no dia 15 de outubro, para a tradicional procissão fluvial em homenagem à Nossa Senhora dos Remédios, Padroeira de Ladário (MS), trazida há 130 anos para o município, pela Marinha do Brasil (MB). O evento, promovido pela Diocese de Corumbá, contou com o apoio do Comando do 6º Distrito Naval (Com6ºDN).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Além de grupo em Stand Up Paddle, 23 embarcações, entre elas da MB, da Armada Boliviana e de empresas de turismo, acompanharam, durante todo o trajeto, a imagem da santa, a bordo do Navio-Transporte Fluvial (NTrFlu) “Almirante Leverger”. O percurso pelo Rio Paraguai seguiu até o Comando da Flotilha de Mato Grosso, totalizando cerca de seis quilômetros.

Na chegada ao cais, a imagem percorreu as organizações militares do Complexo Naval de Ladário (CNLa). No Hospital Naval de Ladário, que tem como Padroeira Nossa Senhora dos Remédios, o Bispo Diocesano de Corumbá, Dom João Aparecido Bergamasco, e o Pároco do Santuário Nossa Senhora dos Remédios, Padre Fábio Vieira, realizaram uma prece e concederam bênçãos aos pacientes internados.

procissao saiu do cnla e seguiu ate o santuario nossa senhora dos remedios
Procissão saiu do CNLa e seguiu até o Santuário Nossa Senhora dos Remédios

A imagem da Santa, acompanhada de fiéis e militares, seguiu até a Capela Naval,passou pelo Pórtico do CNLa, onde recebeu chuva de pétalas de rosas. Nesse momento, a Banda de Música do Com6ºDN tocou o hino da Padroeira e continuou em procissão até a Paróquia Santuário Nossa Senhora dos Remédios.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).