Nesta quinta-feira (22), a Capitania dos Portos da Bahia recebeu três tripulantes resgatados do veleiro “XEF”, que naufragou a leste de Ilhéus (BA), cerca de 130 km da costa. O incidente ocorreu na quarta-feira (21), e após a informação do naufrágio ser recebida pelo canal de Emergências Marítimas, a Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus deu início à coordenação das ações. O Salvamar Leste, serviço operado pelo Comando do 2º Distrito Naval, desencadeou a Operação de Busca e Salvamento (SAR), enviando a Corveta “Caboclo” para iniciar as buscas.

Ampla Divulgação e Solicitação de Apoio

Buscando dar ampla divulgação ao fato e solicitar apoio a todas as embarcações que navegavam nas áreas próximas, foi divulgado um Aviso aos Navegantes e foram realizadas chamadas pela Rede Nacional de Estações Costeiras. Adicionalmente, a Força Aérea Brasileira, por meio do Salvaero Recife, foi acionada pela Marinha do Brasil para auxiliar na busca dos três náufragos.

O Resgate Bem-sucedido dos Náufragos

Os três náufragos, Tarso (37), Graciliano (61) e Ubiracy (60), foram resgatados às 12h48, em boas condições de saúde, pelo navio mercante “Dan Sabia”, que navegava na região e que foi acionado pelo Salvamar Leste para alterar o seu rumo até o local do naufrágio.

O Retorno Seguro à Terra

Ao chegarem à Capitania dos Portos da Bahia, os três resgatados receberam atendimento médico no local. Foram recepcionados pelo Comandante do 2º Distrito Naval, Vice-Almirante Antonio Carlos Cambra, e pelo Capitão dos Portos da Bahia, Capitão de Mar e Guerra Wellington Lemos Gagno, marcando o final bem-sucedido desta operação de resgate.

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).