Em uma bela tarde de domingo (16/07), o Estádio Maracanã, palco de incontáveis momentos icônicos do futebol, reverberou com uma homenagem única. Desta vez, não foi um jogador de futebol que roubou a cena, mas sim Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação. A homenagem aconteceu durante o clássico entre Fluminense e Flamengo, comemorando o que seria o 150º aniversário de Santos Dumont.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A paixão de Santos Dumont pelo esporte era bem conhecida. Ele era o sócio de número 11 do Fluminense e participava ativamente das atividades do clube. “É motivo de muita alegria ter homenageado Santos Dumont no Maracanã, no Fla-Flu, em um jogo grandioso. Ainda mais ele tendo sido sócio do Fluminense e frequentador do clube”, destacou o Presidente do Fluminense, Mário Bittencourt.

Uma Celebração Vibrante e Repleta de Emoção

04860425 0FD9 4673 A63B 972DF9F30509

Os mascotes Fabinho e Dumontzinho foram os primeiros a entrar em campo, agitando a multidão. A Banda de Música da Força Aérea Brasileira foi outro destaque, tocando os hinos dos clubes antes do início do jogo. A imagem de Santos Dumont foi projetada nos telões do estádio, marcando um momento emocionante de respeito e admiração.

O Major-Brigadeiro do Ar José Madureira Junior, Comandante do Terceiro Comando Aéreo Regional (COMAR III), que acompanhou o preparo da ação, expressou a alegria de ver Santos Dumont sendo reverenciado no templo do futebol. “Foi uma honra e uma alegria muito grande. Foi sensacional presenciarmos um grande clássico do futebol brasileiro homenageando os 150 anos de Santos Dumont”, celebrou.

Um Show no Céu em Homenagem ao Patrono da Aeronáutica

5174471C 2BCB 4CDB ACCA BA28B6893DF6

O ponto alto da homenagem ao Patrono da Aeronáutica Brasileira foram os sobrevoos de caças F-5M da Força Aérea Brasileira (FAB). As aeronaves cruzaram o céu sobre o estádio, atraindo olhares curiosos de cerca de 70 mil pessoas presentes.

F16E9ED3 E113 4AD8 98FE 40C1C8E9B967

A passagem dos caças deixou uma marca indelével no evento. O artilheiro do Fluminense, Germán Cano, expressou seu espanto: “Ao ver os aviões passando muito rápido, me senti impactado”. A ação também ganhou elogios do ex-zagueiro do Flamengo e atualmente Gerente Técnico do clube, Juan Silveira dos Santos. “Uma homenagem muito válida. Foi muito legal sentir o estrondo dos caças. Estão de parabéns”, disse.

A homenagem a Santos Dumont foi bem recebida pelos fãs de futebol, que aproveitaram a oportunidade para prestar seus respeitos ao visionário. “Estou muito feliz por saber que hoje é um jogo alusivo a Santos Dumont, que foi um esportista que muito contribuiu para nossa vida. Se podemos voar hoje, é graças a ele. Merecida homenagem”, declarou a torcedora do Fluminense, Rose Godoy Madeiro.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).