Israel foi surpreendido por um ataque massivo do Hammas grupo palestino, que alega ter disparado cerca de cinco mil foguetes contra o território israelense. Mohamed Deif, comandante das Brigadas de Al-Qasam, do Hamas, confirmou o início de uma nova operação militar contra Israel, nomeada “Tempestade Al-Aqsa”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Repercussões do Ataque

O impacto do ataque foi devastador. O ministério da Saúde de Israel reportou, até o momento, 22 mortes e mais de 500 feridos. Entre as vítimas, destaca-se o chefe do Conselho Regional de Shaar HaNegev. Por outro lado, a agência espanhola Europa Press contabilizou seis mortos e 200 feridos em decorrência da operação do Hamas.

Resposta de Israel

Israel, por sua vez, não ficou em silêncio. O país contestou o número de foguetes lançados, estimando em 2,2 mil. Além disso, houve relatos de milicianos palestinos infiltrando-se em território israelense por diferentes meios. Como retaliação, Israel iniciou a operação “Espadas de ferro”, com aviões de combate bombardeando diversos pontos da Faixa de Gaza. O número exato de vítimas deste contra-ataque ainda não foi determinado.

Estado de Guerra e Precauções

Diante da escalada do conflito, Israel declarou estado de guerra e começou a mobilização de reservistas. Sirenes de alerta soam incessantemente em várias regiões do país, incluindo cidades importantes como Telavive e Jerusalém. A população local busca refúgio, com muitos se abrigando em bunkers, enquanto tropas patrulham e inspecionam áreas públicas e comerciais.

Foto: Imagem de vecstock no Freepik

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).