Fortalecer a capacidade de resposta a ameaças de natureza biológica também é papel das Forças Armadas. Nesse sentido, o Ministro da Defesa participou do Simpósio sobre Infecções Bacterianas Multirresistentes e outras Ameaças Biológicas Emergentes, no SENAI CIMATEC, em Salvador (BA). O evento ocorreu na manhã desta segunda-feira (12).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O encontro foi realizado com o intuito de fomentar alternativas para o crescimento da ciência e da inovação nacional. Para a Defesa, uma oportunidade para debater acerca da resistência bacteriana, tema ligado à defesa biológica e à capacitação das Forças Armadas em eventos dessa natureza, para autodefesa ou em apoio aos órgãos de Proteção e Defesa Civil.

O SENAI CIMATEC desenvolve estudos de interesse dos sistemas de saúde da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Dessa forma, especialistas das diretorias de saúde das Forças Armadas compareceram à conferência para observar as melhores práticas e propor parcerias. Na oportunidade, uma comitiva da Defesa conheceu os laboratórios da instituição, como o Centro de Competência em Sistemas Autônomos e Robótica, a área de testes de motores veiculares e o Escritório Regional de Ciência e Tecnologia da Marinha do Brasil.

simposio_salvador_12_09_2022.jpg

Participaram, ainda, o Secretário-Geral da Pasta; o Secretário de Pessoal, Saúde, Desporto e Projetos Sociais (SEPESD/MD); e o Chefe de Logística e Mobilização do Ministério da Defesa.

Inovação e tecnologia

O SENAI CIMATEC é um centro de referência em pesquisa, desenvolvimento e inovação em tecnologias. Abrange 44 áreas de competência, entre elas robótica autônoma, sistemas avançados de saúde, supercomputação, computação quântica e inteligência artificial.

Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).