Em uma iniciativa inovadora, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) deu um passo significativo para aprimorar a gestão do espaço aéreo brasileiro. No dia 07/08, foi firmado um Acordo de Cooperação Operacional com as renomadas companhias aéreas Azul, Gol e Latam. Esse acordo permitirá que controladores de tráfego aéreo tenham a experiência única de acompanhar voos comerciais diretamente das cabines, interagindo e trocando informações valiosas com os pilotos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos do Projeto

congonhas 1

Com duração prevista de cinco anos, o projeto tem como meta permitir que os controladores voem nas rotas que supervisionam e visitem outros órgãos operacionais com os quais interagem regularmente. A ideia é que, ao retornarem, compartilhem observações e insights sobre como otimizar o serviço, considerando as características e limitações das companhias aéreas. O grande objetivo é aprimorar normas, manuais e, consequentemente, elevar o padrão da aviação nacional, garantindo mais segurança e conforto aos passageiros.

A Visão das Autoridades e Companhias Aéreas

O Tenente-Brigadeiro do Ar Alcides Teixeira Barbacovi, Diretor-Geral do DECEA, destacou o compromisso da Força Aérea Brasileira (FAB) em manter e fortalecer essa parceria. Segundo ele, essa aproximação entre pilotos e o órgão prestador de serviço é essencial para garantir que as operações atendam às necessidades do setor aéreo. Já o Diretor de Operações da Gol, Danilo Marcondes de Andrade, e o Gerente Institucional de Rotas da Azul, Paulo Fontes, ressaltaram a eficiência e a segurança que o acordo trará para a aviação brasileira. Alexandre Marqueto, coordenador de Instrução da LATAM, vê o projeto como uma oportunidade de aperfeiçoamento mútuo, beneficiando tanto controladores quanto pilotos.

LPZ 5963 scaled

O céu brasileiro está prestes a experimentar uma revolução na gestão do seu espaço aéreo. A união de forças entre o DECEA e as principais companhias aéreas do país promete trazer mais segurança, eficiência e bem-estar para todos que viajam pelos ares do Brasil.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).