O Dia Internacional da Mulher é uma data importante para lembrar da luta por direitos e igualdade de gênero. Em Roraima, a Cáritas Diocesana e a Fundação Fé Alegria do Brasil estão organizando a II Feira da Mulher Empreendedora para celebrar essa data de uma forma muito especial: promovendo o empreendedorismo feminino. O evento acontecerá nesse sábado, 11/03/2023, das 16 às 22 horas, e busca valorizar e incentivar mulheres em situação de vulnerabilidade a conquistar a independência financeira.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Para ajudar nesse objetivo, um dos serviços da Fundação Fé e Alegria do Brasil, o Escritório de Empreendedorismo fundado em junho de 2021 em Boa Vista, capital mais próxima da fronteira com a Venezuela, vem proporcionar a migração venezuelana a realizar e construir seus sonhos, embora tenham nível escolar semelhante aos brasileiros que, segundo a ACNUR (Alto-comissariado das Nações Unidas para os Refugiados), são 64% menos propensos a serem contratados. Isso mostra como o acesso ao mercado de trabalho é ainda mais difícil para grupos que já enfrentam outras dificuldades, como, por exemplo, o seu deslocamento forçado para busca de oportunidade em outro País.

A pandemia também contribuiu para o crescimento do desemprego em todo o país, tornando projetos relacionados ao empreendedorismo uma saída para combater a informalidade no mercado de trabalho e contribuir para a diminuição da desigualdade social. O Escritório de Empreendedorismo da Fundação Fé e Alegria do Brasil em Boa Vista/RR, por exemplo, oferece capacitações, assessorias e outros tipos de apoio para que os migrantes possam empreender e ter uma fonte de renda mais estável.

Essas iniciativas são importantes não apenas para combater a desigualdade social, mas também para promover a inclusão social e econômica de grupos historicamente marginalizados. Além disso, o empreendedorismo pode ajudar a fortalecer a economia local, gerando novos negócios e oportunidades de trabalho para a comunidade em geral.

A Feira da Mulher Empreendedora e o Escritório de Empreendedorismo são exemplos inspiradores de como a sociedade civil pode contribuir para promover a inclusão social e econômica. É fundamental que governos e outras instituições também invistam em políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e ajudem a criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento de novos negócios. Assim, poderemos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

O Escritório de Empreendedorismo da Fundação Fé e Alegria do Brasil que tem uma de suas ações voltada à realização da Feira da Mulher Empreendedora são exemplo e inspiração de como a sociedade civil pode contribuir para promover a inclusão social e econômica. É fundamental que governos e outras instituições também invistam em políticas públicas que incentivem o empreendedorismo e ajudem a criar um ambiente mais favorável para o desenvolvimento de novos negócios. Assim, poderemos construir uma sociedade mais justa e igualitária para todos.

 

II FEIRA DE MULHERES EMPREENDEDORAS 2023
Data: 11/03/2023
Horário: 16 às 22h
Local: COB – Círculo de Oficiais de Boa Vista.
Endereço: Av. Cap Ene Garcez, 1452, São Francisco.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).