O Cluster Tecnológico Naval do Rio de Janeiro, tem a honra de convidar o(a) senhor(a) para o I Seminário Internacional “A Economia do Mar como Política de Desenvolvimento / Rio’s Cluster Maritime Day”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo deste seminário é ampliar e difundir o conhecimento acerca dos setores e atividades econômicas que tenham o mar como foco, da organização geográfica da produção e de seus efeitos, assim como das potencialidades para as cadeias produtivas relacionadas à “Construção e Reparação Naval Militar e Mercante”. Casos nacionais e internacionais de sucesso de clusters serão apresentados.

Os convidados deverão realizar suas inscrições até 08/11/2019. Devido ao espaço físico onde será realizado o Seminário, as VAGAS SÃO LIMITADAS. As inscrições serão encerradas assim que as vagas disponíveis forem preenchidas. Todas as inscrições deverão ser realizadas no link abaixo:
Data: 21 de novembro de 2019
Horário: 9h às 17h15
Local: Auditório Tamandaré / Escola de Guerra Naval – RJ

Clique no link para realizar a inscrição – https://forms.gle/CSAc7MepECUD7ME39

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).