Nesta sexta-feira, 20 de agosto de 2021, em São José dos Campos (SP), o Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) comemorou seu aniversário de 50 anos. Devido aos protocolos de combate à Covid-19, a cerimônia, iniciada às 10h30, foi restrita a um pequeno número de convidados, às autoridades militares do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e ao efetivo do Instituto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

No evento, que durou cerca de 40 minutos, foi entregue um livro (https://issuu.com/nicolaurnl/docs/comemorativo_de_50_anos_final) – feito especialmente em homenagem ao Jubileu de Ouro do IFI – ao Coronel Aviador Sérgio Antônio dos Reis Vale, que dirigiu o Instituto entre os anos de 1973 e 1979, e uma moeda comemorativa de 50 anos ao Segundo-Sargento Especialista em Mecânica de Aeronaves Bruno Ricardo Valentim Gervásio, vencedor de concurso aberto a todas as organizações militares da Força Aérea Brasileira (FAB) para a elaboração da arte dessa mesma moeda.

Durante a formatura, também foram entregues medalhas de tempo de serviço a militares do efetivo do IFI e foram feitas homenagens a civis de instituições externas condecorados com o título de Membro Honorário da FAB. No final, a Esquadrilha da Fumaça sobrevoou os céus da cidade em homenagem ao aniversário da Organização Militar joseense.

O Diretor do IFI, Coronel Aviador Luciano Barbosa Magalhães, comemorou o evento relembrando o importante legado do Instituto para a FAB e para a indústria aeroespacial brasileira. Também destacou os trabalhos realizados no presente e teceu comentários sobre as perspectivas de futuro. “No passado, graças ao trabalho de certificação realizado pelo IFI, o Brasil ganhou projeção internacional com a aeronave Bandeirante. Atualmente, participamos de grandes projetos como o KC-390 e o caça F-X2 Gripen. Para o futuro, vislumbramos os resultados que serão colhidos com o Sistema Integrado de Fomento à Indústria Aeroespacial [SIFIAer], alavancando ainda mais a independência da indústria nacional, apostamos no desenvolvimento da metrologia remota via satélite, por meio do Projeto Rastreabilidade Remota via GPS [RRVG], contamos com os impactos positivos do Curso de Especialização em Certificação de Produtos Aeroespaciais para a FAB e para a indústria aeroespacial e esperamos o retorno proveniente do Grupo de Trabalho sobre a certificação de motores elétricos aeronáuticos. Por fim, acreditamos igualmente no crescimento das atividades na área espacial”.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).