A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) apoiou, nos dias 27 e 28 de agosto, ações de combate e prevenção ao escalpelamento na cidade de Santana (AP), em parceria com a Prefeitura da cidade. Na ocasião, foi realizada uma “Blitz Fluvial Educativa”, com abordagens às embarcações regionais para conscientizar tripulantes e passageiros sobre a necessidade de cobrir as partes móveis do motor, a fim de evitar o escalpelamento, e sobre o trabalho da Marinha para reduzir este tipo de acidente.
A CPAP disponibilizou três embarcações, que transportaram equipes da Prefeitura, dos Bombeiros Militares e de membros da Associação das Mulheres Vítimas de Escalpelamento do Amapá, ao longo do Rio Amazonas, também com o apoio de embarcação da Guarda Portuária. Na oportunidade, foram doados 32 coletes salva-vidas e realizadas seis coberturas de eixos gratuitamente por militares da Capitania.
Na ocasião, a CPAP ainda participou de uma ação social voltada para vítimas de escalpelamento e seus familiares, que ocorreu na Policlínica Doutor Alberto Lima. Foram ofertados atendimentos médicos, odontológicos, pedagógicos e psicossociais e realizado o cadastramento de vítimas de escalpelamento para posterior ação de resgaste da autoestima. A Capitania promoveu palestras educativas sobre segurança da navegação, uso correto de coletes salva-vidas e prevenção ao escalpelamento, alcançando 71 pessoas.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).