No dia 10 de agosto, em meio às celebrações dos 107 anos da Aviação Naval, o Comando da Força Aeronaval promoveu um evento especial e tocante. A cerimônia teve como objetivo homenagear os 83 Oficiais e Praças da Aviação Naval que, infelizmente, perderam suas vidas em acidentes aeronáuticos. Esses militares, com seu pioneirismo e dedicação, representam a essência do compromisso e do sacrifício em nome das atividades do braço aéreo da Marinha.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Momentos de Reverência e Memória

Durante a cerimônia, um dos momentos mais emocionantes foi a execução do Toque de Silêncio, uma tradicional homenagem militar aos que se foram. Esse gesto simbólico reverberou a importância e o respeito pelos militares eternizados no Memorial da Aviação Naval. Além disso, uma Aposição Floral foi realizada pelo Comandante da Força Aeronaval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, que estava acompanhado de outras autoridades militares, como o Vice-Almirante Adilson Vieira de Sá e os Contra-Almirantes Emerson Gaio Roberto e Carlos Frederico Vasconcellos da Silva.

Presenças Notáveis

A cerimônia foi ainda mais especial com a presença de militares da Aviação Naval da reserva, que fazem parte da Confraria dos Aviadores. Além deles, o Chefe do Estado-Maior e os Titulares das Organizações Militares subordinadas também estiveram presentes, demonstrando a união e o respeito mútuo entre os membros da Marinha.

A homenagem realizada pelo Comando da Força Aeronaval não é apenas um tributo aos que se foram, mas também uma lembrança da importância do serviço e do compromisso desses militares com o Brasil. Eles são verdadeiros heróis que, com coragem e dedicação, deram suas vidas em prol da nação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).