Novo Comandante do Grupo Um das Contramedidas Permanentes da OTAN para as Minas (SNMCMG1), Comandante Jan Wijchers. Foto: Royal Netherlands Navy

Em uma cerimônia realizada remotamente por videoconferência em 14 de janeiro de 2021, o Comandante Audrius Venckunas (Marinha da Lituânia) entregou o comando do Grupo Um de Contramedidas Permanentes de Minas da OTAN (SNMCMG1) ao Comandante Jan Wijchers (Marinha Real da Holanda), o Comando Marítimo da OTAN anunciou com um comunicado de imprensa.

Durante os sete meses de comando da Lituânia, SNMCMG1 percorreu quase 10.000 milhas náuticas, arvorando a bandeira da OTAN e contribuindo para uma consciência situacional constante nas águas e portos do Norte da Europa; executou sete operações de contramedida em minas, encontrou 73 explosivos históricos, reduzindo o risco de atividades marítimas no Mar Báltico e no Mar do Norte; participou de nove exercícios navais diferentes em conjunto com outros navios das marinhas aliadas, melhorando a interoperabilidade com a OTAN e as nações parceiras. Além disso, durante o referido período SNMCMG1 visitou 18 portos, transmitindo a mensagem de unidade da OTAN e presença ativa na região. Todas as atividades mantiveram uma bolha contínua livre de pandemia dentro da força, garantindo a disponibilidade contínua da Força da OTAN, pronta para operar sempre que necessário.

201121 gern snmcmg1 008 Z8v5G2
Imagem: NATO MARCOM

“Gostaria de agradecer a todo o pessoal da SNMCMG1 sob o meu comando pelo profissionalismo, motivação e excelente trabalho. Com todo o respeito, entrego o comando SNMCMG1 ao Comandante Jan Wijchers, e estou confiante de que a prontidão e habilidades profissionais do SNMCMG1 sob seu comando continuarão a atender aos mais altos padrões”, disse o Comandante cessante do SNMCMG1, Comandante Audrius Venckunas .

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O comandante Jan Wijchers comandará o SNMCMG1 da nau capitânia BNS Godetia da Marinha belga.

“Acho que todo oficial da Marinha concordaria que receber o comando de um esquadrão operacional de navios é a realização de um sonho; definitivamente é o meu caso. A tranquilidade no Báltico oriental será uma das nossas principais tarefas. Além disso, também é importante mostrar que ainda somos capazes de ter uma alta força de prontidão durante a pandemia que estamos vivenciando agora. Gostaria de agradecer ao Comandante que está saindo – você e sua equipe fizeram um excelente trabalho; estamos extremamente gratos com a orientação que você nos deu para ir mais longe e colocou a mim e a minha equipe em uma posição de continuar de onde você saiu”, disse o comandante de SNMCMG1, comandante Jan Wijchers (Marinha Real da Holanda).

Fonte: Naval News

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).