
Não fique refém dos algoritmo, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Em uma cerimônia realizada remotamente por videoconferência em 14 de janeiro de 2021, o Comandante Audrius Venckunas (Marinha da Lituânia) entregou o comando do Grupo Um de Contramedidas Permanentes de Minas da OTAN (SNMCMG1) ao Comandante Jan Wijchers (Marinha Real da Holanda), o Comando Marítimo da OTAN anunciou com um comunicado de imprensa.
Durante os sete meses de comando da Lituânia, SNMCMG1 percorreu quase 10.000 milhas náuticas, arvorando a bandeira da OTAN e contribuindo para uma consciência situacional constante nas águas e portos do Norte da Europa; executou sete operações de contramedida em minas, encontrou 73 explosivos históricos, reduzindo o risco de atividades marítimas no Mar Báltico e no Mar do Norte; participou de nove exercícios navais diferentes em conjunto com outros navios das marinhas aliadas, melhorando a interoperabilidade com a OTAN e as nações parceiras. Além disso, durante o referido período SNMCMG1 visitou 18 portos, transmitindo a mensagem de unidade da OTAN e presença ativa na região. Todas as atividades mantiveram uma bolha contínua livre de pandemia dentro da força, garantindo a disponibilidade contínua da Força da OTAN, pronta para operar sempre que necessário.

“Gostaria de agradecer a todo o pessoal da SNMCMG1 sob o meu comando pelo profissionalismo, motivação e excelente trabalho. Com todo o respeito, entrego o comando SNMCMG1 ao Comandante Jan Wijchers, e estou confiante de que a prontidão e habilidades profissionais do SNMCMG1 sob seu comando continuarão a atender aos mais altos padrões”, disse o Comandante cessante do SNMCMG1, Comandante Audrius Venckunas .
O comandante Jan Wijchers comandará o SNMCMG1 da nau capitânia BNS Godetia da Marinha belga.
“Acho que todo oficial da Marinha concordaria que receber o comando de um esquadrão operacional de navios é a realização de um sonho; definitivamente é o meu caso. A tranquilidade no Báltico oriental será uma das nossas principais tarefas. Além disso, também é importante mostrar que ainda somos capazes de ter uma alta força de prontidão durante a pandemia que estamos vivenciando agora. Gostaria de agradecer ao Comandante que está saindo – você e sua equipe fizeram um excelente trabalho; estamos extremamente gratos com a orientação que você nos deu para ir mais longe e colocou a mim e a minha equipe em uma posição de continuar de onde você saiu”, disse o comandante de SNMCMG1, comandante Jan Wijchers (Marinha Real da Holanda).
Fonte: Naval News
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395