O Hospital de Força Aérea de São Paulo (HFASP) recebeu, nos dias 14 e 15 de fevereiro, uma visita técnica da Comitiva do Ministério da Saúde de Moçambique, da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo e do Programa Compromisso com a Qualidade Hospitalar (CQH). A visita faz parte de um projeto que envolve os governos de Moçambique e do Japão, que visa treinar e capacitar o modelo de gestão do CQH Brasil para ser desenvolvido em outros hospitais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O HFASP foi novamente selecionado como hospital de referência para participar de uma parte desse programa educacional e a Chefe da Assessoria de Qualidade e Segurança em Saúde do HFASP, Tenente-Coronel Miriam Borges de Souza Bittar, fez uma breve apresentação sobre o sistema de gerenciamento realizado na organização militar.

O modelo de gestão implantado no HFASP ajudou a enxergar o caminho que deveríamos seguir para trazer melhorias no sistema de forma gerenciada, mensurável, definida e de fácil compreensão a todos envolvidos nos processos.

i232279592905581

O Coordenador do Programa CQH, Doutor Milton Osaki, agradeceu em nome da equipe e explicou que a visita faz parte do treinamento de colegas de Moçambique, com participação do Ministério da Saúde de Moçambique e profissionais do Hospital Central de Maputo, que tem como objetivo melhorar o sistema de saúde através da descentralização com a implantação do modelo de gestão de qualidade para ser disseminado em outros hospitais em Moçambique.

O Diretor do HFASP, Coronel Rildo Rinaldo de Andrade, destacou a importância da interação das equipes de outro país e ressaltou que a interação é motivo de orgulho, principalmente em saber que podem contribuir e compartilhar conhecimento com um hospital internacional do porte do Hospital Central de Maputo. Ele também afirmou que tentam melhorar constantemente e seguem as orientações à risca no dia a dia.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).