Foto: Prefeitura do Rio Grande

Na manhã desta quarta-feira, um importante passo foi dado para a integração social e desenvolvimento de jovens em Rio Grande. O Prefeito Fábio Branco, junto com a Secretária de Educação, Denise Lopes, e a Diretora da E.M.E.F Maria da Graça Reyes, Liciane Gautério, visitaram o Comando do 5º Distrito Naval para formalizar a adesão do município ao Programa Forças no Esporte (PROFESP). Recebidos pelo Vice-almirante Augusto José da Silva Fonseca Júnior e pelo Capitão de Fragata Marcelo Marques de Lima, as autoridades manifestaram entusiasmo com as novas possibilidades para a juventude local.

SOBRE O PROGRAMA FORÇAS NO ESPORTE

O PROFESP é um programa que busca democratizar o acesso ao esporte e promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes, especialmente aqueles em áreas de vulnerabilidade social. As atividades propostas incluem práticas esportivas, educacionais, lazer e ações complementares como alimentação saudável, reforço escolar e orientações em civismo e cidadania.

EXPECTATIVAS E BENEFÍCIOS

blank
Foto: Prefeitura do Rio Grande

Espera-se que o PROFESP em Rio Grande siga o sucesso de outros projetos da Marinha no município, como os projetos Renascer e Ametista, que já têm um impacto positivo na vida de muitos jovens. Através do esporte, o programa não só incentiva a prática saudável e a integração social, mas também promove a formação de valores e o desenvolvimento de habilidades profissionais entre os participantes.

IMPACTO NA COMUNIDADE

A iniciativa é vista como uma alavanca para o progresso social e educacional na região, oferecendo alternativas concretas para o afastamento dos jovens de situações de risco. A parceria entre a prefeitura e os Fuzileiros Navais é um exemplo claro de como a colaboração entre diferentes setores pode resultar em benefícios significativos para a comunidade, fortalecendo o tecido social através do esporte e da educação.

Esta nova parceria promete ser um marco para o Rio Grande, trazendo esperança e novas oportunidades para muitas crianças e adolescentes, reafirmando o compromisso das autoridades locais e nacionais com o bem-estar e o futuro da juventude brasileira.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).