Rio de Janeiro (RJ) – No período de 16 a 27 de janeiro, o Centro de Avaliações do Exército colaborou com o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Rio de Janeiro no Projeto Botinho 2023, atividade historicamente realizada desde 1963 em diversas praias do Estado.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A Restinga da Marambaia, um dos locais de execução do projeto, foi cedida para as atividades desenvolvidas e coordenadas pelo 4º Destacamento de Bombeiros Militar – Barra de Guaratiba, a fim de estimular a cultura de prevenção de acidentes marítimos, por meio de práticas lúdicas e orientadas, além de fortalecer a integração dos jovens da sociedade local com o Exército Brasileiro e com o Corpo de Bombeiros.

Durante as aulas, jovens, crianças e adolescentes constituíram três turmas por faixa etária: “Golfinho”, de 7 a 10 anos; “Moby Dick”, de 11 a 14 anos; e “Tubarão”, de 15 a 17 anos, quando receberam noções de preservação do meio-ambiente, orientações a respeito das condições do mar, primeiros socorros e instruções para evitar afogamento.

Fonte: Centro de Avaliações do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).