No dia 8 de agosto, o Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN) celebrou 77 anos de sua criação com uma cerimônia grandiosa. Presidida pelo Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior, a comemoração contou com um desfile militar e a presença de diversas autoridades. A cerimônia foi mais do que um evento: foi um reconhecimento do trabalho incansável de homens e mulheres que dedicam suas vidas à proteção das águas do Sul do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Força de Trabalho Diversificada e Comprometida

imagem 2023 08 15 062013418

Atualmente, o Comando é constituído por uma força de trabalho de cerca de 2.538 Marinheiros, Fuzileiros Navais e Servidores Civis, homens e mulheres, distribuídos em 22 organizações militares subordinadas. Eles são responsáveis por uma série de tarefas cruciais na Região Sul, abrangendo os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Essa equipe diversificada e altamente treinada é a espinha dorsal das operações que mantêm nossas águas seguras.

Guardiões de Territórios Extensos e Estratégicos

O Com5ºDN, conhecido como o “Guardião dos Mares do Sul”, tem sob sua responsabilidade áreas significativas de mar e rios. Isso inclui 711.569,65 km² de área marítima de Socorro e Salvamento, além de uma área terrestre de 377 mil km², com 2.033,1 km de fronteiras. A região sob sua guarda possui um extenso litoral de 1.153 km e milhares de milhas de rios navegáveis e lagoas, que abrangem importantes portos do cenário nacional e do Mercado Comum do Sul (Mercosul).

Um Legado de Heróis e um Futuro de Honra

imagem 2023 08 15 061933865

Na cerimônia, o Vice-Almirante Fonseca Junior fez questão de homenagear todos os membros do Comando, passados e presentes. Ele destacou a importância de seguir o exemplo dos ilustres Heróis Navais, como o Almirante Tamandaré e o Comandante Felinto Perry. “Vamos, juntos, com profissionalismo, dedicação e comprometimento, continuar a escrever a honrosa história do Comando do 5º Distrito Naval”, afirmou o Vice-Almirante.

Histórico de Criação e Evolução

O Com5ºDN foi criado pelo Decreto nº 10.359, de 31 de agosto de 1942, e desde então passou por diversas mudanças e adaptações. Inicialmente com sede em São Francisco do Sul (SC), foi posteriormente transferido para a capital do mesmo estado e, em 1983, para a cidade do Rio Grande (RS), onde permanece até hoje como um símbolo de força e dedicação à nação.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).