Foto: Luiz Camões / Defesa em Foco

No final da manhã de hoje, o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República do Brasil, Marcos Antonio Amaro dos Santos, fez uma visita ao Observatório Nuclear. O Presidente da Eletronuclear, Eduardo Grand Court apresentou o local, explicando todo processo da extração do urânio, processamento, enriquecimento e a fase final até energia seguirem nas linhas de transmissão. Este local faz parte da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto – CNAAA, um dos pilares da geração de energia nuclear no Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Observatório: Educação e Transparência

WhatsApp Image 2023 08 17 at 09.40.r22
Foto: Luiz Camões / Defesa em Foco

O Observatório não é apenas um espaço técnico. É uma área aberta para visitação gratuita, localizada às margens da antiga Rodovia Rio-Santos, em Angra dos Reis. Aqui, os visitantes podem desfrutar de um espaço moderno e interativo. O local apresenta informações claras e educativas a respeito da geração de energia elétrica a partir de reatores nucleares, da história da energia nuclear no Brasil e dos cuidados que a Eletronuclear tem com a sociedade e com o meio ambiente.

A Visão do Ministro: Acompanhando o Progresso

WhatsApp Image 2023 08 17 at 10.v21.49
Foto: Luiz Camões / Defesa em Foco

Após a visita ao Observatório, o Ministro não parou por aí. Ele se dirigiu ao Mirante, um ponto estratégico que permite ver de perto o andamento da construção de Angra 3. Este é um projeto de extrema importância para o país, sendo a terceira unidade da Central Nuclear de Angra dos Reis.

Energia Nuclear e o Futuro do Brasil

A visita do Ministro Marcos Antonio Amaro dos Santos não foi apenas um evento protocolar. Representou o interesse e o compromisso do governo em estar próximo e atento ao desenvolvimento de uma das fontes de energia mais relevantes para o futuro do Brasil. A energia nuclear, quando gerida com responsabilidade e transparência, como demonstra o Observatório, pode ser uma peça-chave para garantir um futuro energético sustentável e seguro para o país.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).