Na exposição DSEI em Londres, os campeões da indústria de eletrônicos de defesa do Reino Unido, Itália e Japão anunciaram que estão trabalhando para chegar a um acordo sobre um projeto conjunto para o domínio ISANKE & ICS da GCAP (Integrated Sensing and Non-Kinetic Effects & Sistemas Integrados de Comunicações).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

As empresas, Leonardo UK representando o Reino Unido, Mitsubishi Electric representando o Japão e Leonardo e ELT Group representando a Itália, estão avaliando uma série de modelos operacionais e comerciais alternativos. Os parceiros identificaram que uma configuração de execução conjunta do projeto será a forma mais eficiente e eficaz de executar o programa no ritmo certo, bem como de garantir a liberdade de ação e modificação para as três nações.

Este último desenvolvimento acontece em seguida à assinatura de um acordo de colaboração de domínio ISANKE & ICS, anunciado em março, e aproxima os parceiros da criação de uma construção industrial permanente. Para cumprir a meta da GCAP para 2035, os parceiros concordam que serão necessárias novas formas de trabalhar e realizaram discussões intensas para reavaliar as estruturas de programas legados, infraestrutura e métricas de desempenho. O objetivo é criar um novo modelo transformador de negócios internacionais e colaboração técnica que permita o progresso em ritmo acelerado.

ISANKE & ICS é a eletrônica avançada a bordo da aeronave de combate GCAP, que fornece à tripulação informações críticas de missão e capacidades avançadas de autoproteção. Uma das principais razões pelas quais a nova aeronave de combate GCAP é considerada a próxima geração é que o novo conceito transita do tradicional modelo de sensores aéreos de combate separados para, em vez disso, fornecer uma capacidade totalmente integrada de detecção, fusão e autoproteção. Ao mesmo tempo, o sistema de comunicações integrado permitirá que o ISANKE opere como uma rede, através de formações de aeronaves tripuladas e não tripuladas, como parte do sistema de sistemas amplo e multidomínio específico de cada nação.

Além das discussões comerciais, nos últimos meses os parceiros de domínio também fizeram progressos significativos na parte técnica do programa, com o subsistema ISANKE & ICS passando por uma revisão de sistemas das três nações. Além do trabalho virtual, os engenheiros da Leonardo, da Mitsubishi Electric e do Grupo ELT reuniram-se pessoalmente em diversas ocasiões à medida que o projeto avançava para a fase de revisão dos sistemas. Este momento chave na atividade conceitual conjunta em curso significa que os parceiros concordaram com o projeto de alto nível do subsistema ISANKE e ICS: especificando quais serão os blocos-chave do sistema, onde eles ficarão na aeronave e o quais serão as aplicações práticas.

Ultrapassar este ponto proporcionou maior certeza na direção do trabalho de investigação e desenvolvimento, confirmando a entrada em serviço dos novos aviões de combate em 2035. Ao mesmo tempo, todos os parceiros progrediram no desenvolvimento de uma série de tecnologias subjacentes, incluindo dispositivos no campo de radar, eletro-óptica e guerra eletrônica. A colaboração também lançou as bases para o alinhamento de jornadas de transformação digital das empresas, à medida que se preparam para o desenvolvimento de uma engenharia conjunta intensiva, operando através das fronteiras nacionais de forma segura.

Os parceiros de domínio ISANKE e ICS representam alguns dos profissionais de engenharia mais qualificados e de ponta em seus respectivos países. Juntos, esperam inspirar e treinar uma nova geração de engenheiros e empresários que serão capazes de atender aos requisitos desafiadores dos próximos 50 anos no domínio de detecção e comunicações de defesa.