Comandante do NAM “Atlântico”, Capitão de Mar e Guerra Mozart, dá boas-vindas aos Aspirantes

Por volta das 8 horas da manhã desta terça-feira, 185 Aspirantes da Escola Naval embarcaram no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) “Atlântico”, o maior meio da Esquadra brasileira. É a primeira vez que a maioria destes futuros Oficiais tem a oportunidade de estar a bordo de um navio de guerra. O Aspirante Cionci disse que as expectativas não poderiam ser maiores. “É uma sensação emocionante. É muito importante estar a bordo. Não tenho nem palavras para descrever o que é estar a bordo de um navio da Marinha”, afirmou.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Antes de subir na prancha que dá acesso ao NAM “Atlântico”, a fim de cumprir os protocolos de enfrentamento da pandemia da Covid-19, os Aspirantes testaram a temperatura corporal e receberam um kit composto por máscara e álcool em gel.

Após prestarem continência ao Imediato, Capitão de Fragata Calfa, os Aspirantes foram conduzidos por meio do elevador de aeronaves ao convoo, onde receberam as boas-vindas do Comandante do navio, Capitão de Mar e Guerra Mozart. Na ocasião, o Comandante reforçou a importância da “Aspirantex/2021” para a carreira e decisões futuras dos Aspirantes.

aspirantes sao recebidos pelo imediato ao embarcar no nam atlantico
Aspirantes são recebidos pelo Imediato ao embarcar no NAM “Atlântico”

Ao todo, 258 Aspirantes do 1º, 2º e 3º anos da Escola Naval participam da “Aspirantex/2021” a bordo dos meios da Esquadra. A Comissão tem como principal objetivo familiarizar os futuros Oficiais com a rotina e as tarefas características da vida no mar, por meio de exercícios táticos. A experiência é fundamental para que os Aspirantes do 2º ano façam a escolha do Corpo (Armada, Fuzileiros Navais e Intendentes da Marinha) e da Habilitação (Sistemas de Armas, Mecânica e Eletrônica) que definirá suas carreiras.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).