Mesa de Abertura do CGERD-MG 2023

No dia 3 de abril, a Capitania Fluvial de Minas Gerais (CFMG) sediou a cerimônia de abertura e a Aula Magna do Curso de Gestão de Recursos de Defesa (CGERD-MG) edição 2023. Ministrado pela Escola Superior de Guerra (ESG) do Ministério da Defesa (MD), o curso tem como objetivo proporcionar conhecimentos a civis e militares das Forças Armadas, dos estados de Minas Gerais e do Distrito Federal, sobre conceitos de Defesa Nacional e os processos de gestão de recursos de defesa no âmbito das Administrações Pública e Privada.

Presenças e Aula Magna

A cerimônia de abertura foi presidida pelo Contra-Almirante (RM1) Gilberto Cezar Lourenço, Assessor de Relações Institucionais da Escola Superior de Guerra, e contou com a presença do Capitão dos Portos de Minas Gerais, do Delegado da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra de Minas Gerais (ADESG-MG) e do Diretor do CGERD-MG. A Aula Magna, ministrada pelo Capitão de Mar e Guerra (RM1-FN) Carlos Antonio Raposo de Vasconcellos, abordou o tema “Breve histórico da Defesa Nacional”.

Participantes e apoio ao curso

Nesta edição do curso, houve o apoio da ADESG-MG e da CFMG. A turma foi composta por 27 estagiários, sendo cinco oficiais superiores das Forças Armadas, cinco oficiais superiores de Forças Auxiliares e dezessete civis de empresas privadas e órgãos públicos. O CGERD-MG é uma importante iniciativa para promover a capacitação e a formação de profissionais na área de gestão de recursos de defesa, contribuindo para o desenvolvimento e a eficiência das instituições envolvidas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).