Fuzileiros Navais realizam lançamento simultâneo de uma EDPn e paraquedistas No...

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

 

Fuzileiros Navais realizam lançamento simultâneo de uma EDPn e paraquedistas

No dia 23 de março, foram incrementadas as capacidades das Operações Especiais dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, com a realização do primeiro lançamento simultâneo, a partir de duas aeronaves, de uma Embarcação de Desembarque Pneumática (EDPn) e do grupo de paraquedistas. O lançamento simultâneo foi realizado na Lagoa de Juturnaíba, no município de Silva Jardim/RJ, e de forma conjunta contou com a participação de integrantes e meios das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica).
Essa nova técnica, em que foram empregadas duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), no mesmo eixo de aproximação, sendo uma aeronave C-130 Hércules, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte, Esquadrão Gordo, para lançamento da embarcação a 800 pés; e uma aeronave C-95, Bandeirantes, do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo, Esquadrão Pioneiro, a 10.000 pés para o Salto Livre Operacional de uma Equipe de Comandos Anfíbios (ECAnf) do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, foi a primeira vez a ser realizada. Tanto embarcação quanto paraquedistas foram lançados simultaneamente das duas aeronaves. A preparação da carga foi feita pelo Batalhão TONELERO, que contou com o apoio do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo ar, do Exército Brasileiro.

A nova capacidade permitirá a ampliação dos já consolidados métodos de infiltração, a partir do mar, até o ponto planejado em terra, por meios navais e aeronavais, da Marinha do Brasil, reforçando a interoperabilidade entre as Forças e ratificando o caráter anfíbio e expedicionário dos Fuzileiros Navais.

Marinha do Brasil

Nos siga no Instagram

Luiz Camões
Luiz Camões destaca-se como um renomado profissional com uma carreira diversificada, marcada por significativas contribuições nos campos militar, jornalístico e documental. Com uma trajetória iniciada em 2001, ele se consolidou no cenário audiovisual, atuando na produção e direção de programas televisivos para a Rede Record e Rede Bandeirantes. Além disso, é reconhecido pela sua habilidade em inovar, desenvolvendo novos formatos que capturam o interesse do público. Em sua fase atual, o Jornalista Camões empreende em um projeto ambicioso que conjuga informação e participação ativa, com o objetivo de promover a Base Industrial de Defesa e Segurança e as Forças Armadas. Seu trabalho não apenas esclarece sobre as intrincadas redes de defesa e segurança do país, mas também inova ao introduzir o público às profissões militares e de segurança, diretamente nas linhas de frente de operações. A missão de jornalista é clara: tornar acessíveis ao grande público informações relevantes sobre profissões, atribuições militares e suas respectivas necessidades, utilizando um formato inovador e engajador. Este comprometimento reflete seu desejo de estreitar laços entre a sociedade civil e as instituições de defesa, fortalecendo a compreensão mútua e o respeito pelas funções vitais que desempenham.