O Navio-Auxiliar (NA) “Pará” da Marinha do Brasil realizou, entre os dias 22 e 24 de julho, uma ação cívico-social na cidade de Oeiras do Pará (PA), que faz parte das atividades em comemoração ao Bicentenário da Independência do Brasil. Até 28 deste mês, o navio percorrerá por outros municípios paraenses promovendo ações de saúde: Melgaço (dia 26 de julho) e Portel (dias 27 e 28 de julho).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante os três dias de ação em Oeiras do Pará (PA), médicos, dentistas, enfermeiros e outros profissionais da Força atenderam a população, em parceria com órgãos públicos das esferas estadual e municipal e de organizações não governamentais, oferecendo serviços de saúde, cidadania e educação.

Na ocasião, foram realizados 1.079 atendimentos médicos (clínica geral, pediatria, dermatologia e ginecologia), 43 mamografias, 74 ultrassonografias, 1.230 procedimentos de enfermagem, 897 intervenções odontológicas, além de 681 exames laboratoriais, incluindo HIV, sífilis e BETA HCG.

Também foram distribuídos 2.278 medicamentos e proferidas palestras sobre alimentação preventiva e violência doméstica e familiar contra a mulher para 962 participantes.

A bordo do NA “Pará”, os militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, com o apoio de órgãos governamentais, promoveram palestras sobre segurança da navegação e prevenção ao acidente com escalpelamento na comunidade Quilombola Arirá, na Ilha do Caí e no Rio Anauerá.

Os militares também instalaram gratuitamente 17 coberturas de eixo em motores de embarcações, distribuíram toucas para prevenir o escalpelamento e doaram 90 kits escolares e 58 coletes salva-vidas.

foto 01 6
Palestra sobre alimentação preventiva Imagem: Marinha do Brasil
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).