Pouso do Operador Especial nas águas da Lagoa de Juturnaíba

No dia 23 de março, foram incrementadas as capacidades das Operações Especiais dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, com a realização do primeiro lançamento simultâneo, a partir de duas aeronaves, de uma Embarcação de Desembarque Pneumática (EDPn) e do grupo de paraquedistas. O lançamento simultâneo foi realizado na Lagoa de Juturnaíba, no município de Silva Jardim/RJ, e de forma conjunta contou com a participação de integrantes e meios das três Forças (Marinha, Exército e Aeronáutica).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

01 2
Carga preparada é lançada a partir do C-130 Hércules da FAB

Essa nova técnica, em que foram empregadas duas aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), no mesmo eixo de aproximação, sendo uma aeronave C-130 Hércules, do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Transporte, Esquadrão Gordo, para lançamento da embarcação a 800 pés; e uma aeronave C-95, Bandeirantes, do Terceiro Esquadrão de Transporte Aéreo, Esquadrão Pioneiro, a 10.000 pés para o Salto Livre Operacional de uma Equipe de Comandos Anfíbios (ECAnf) do Batalhão de Operações Especiais de Fuzileiros Navais, foi a primeira vez a ser realizada. Tanto embarcação quanto paraquedistas foram lançados simultaneamente das duas aeronaves. A preparação da carga foi feita pelo Batalhão TONELERO, que contou com o apoio do Batalhão de Dobragem, Manutenção de Paraquedas e Suprimento pelo ar, do Exército Brasileiro.

A nova capacidade permitirá a ampliação dos já consolidados métodos de infiltração, a partir do mar, até o ponto planejado em terra, por meios navais e aeronavais, da Marinha do Brasil, reforçando a interoperabilidade entre as Forças e ratificando o caráter anfíbio e expedicionário dos Fuzileiros Navais.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).