Imagem: Defesa News \ Luiz Camões

No dia 16 de setembro, ocorreu a Operação Anfíbia Multinacional, em Itaoca/ES. Durante o evento, que integra a Operação UNITAS LXIII, foram realizados exercícios conjuntos, simulando o resgate de civis, envolvendo diferentes armamentos e equipamentos. Teve a participação de Fuzileiros Navais de 12 países: Brasil, Estados Unidos, Colômbia, Coreia do Sul, Equador, França, Jamaica, México, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Na serãoutilizados veículos blindados e anfíbios da Marinha do Brasil – Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf) e os veículos blindados sobre rodas PIRANHA – e do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos – veículos blindados leves sobre rodas Joint Light Tactical Vehicle (JLTV) e o Light Armored Vehicle (LAV) -, além de muitos outros equipamentos e armamentos. No ar, poderão ser observadas aeronaves de três países: Brasil (helicópteros UH-15 Super Cougar e UH-12 Esquilo e aviões AF-1 Skyhawk), Estados Unidos (helicópteros UH-1Y Venom e o AH-1Z Viper) e México (helicóptero Mi-17).

Todos os Fuzileiros Navais e seus equipamentos fizeramo desembarque em 5 navios anfíbios: Navio Aeródromo Multipropósito “Atlântico”, Navio Desembarque Multipropósito “Bahia” e Navio Desembarque de Carros de Combate “Almirante Saboia”, da Marinha do Brasil, Navio Transporte Anfíbio “Mesa Verde”, da Marinha dos Estados Unidos, e Navio Multipropósito “Libertador”, da Marinha do México.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).