O Porto do Rio de Janeiro, um dos principais destinos turísticos do Brasil, está vivenciando uma movimentação intensa de navios de cruzeiro nesta segunda quinzena de dezembro. Com uma média de 57 mil turistas circulando pelo Terminal Internacional de Cruzeiros Pier Mauá, a programação inclui atracações múltiplas e simultâneas, culminando no último dia do ano com a chegada de quatro navios de cruzeiro.

Agenda de Atracações e Destaques Turísticos

Os destaques da agenda incluem a chegada do Europa 2 de Salvador, seguido pelo Costa Fascinosa vindo de Buenos Aires. Além disso, o Seaview retorna de Ilha Bela, e o Natal será marcado pela presença do MSC Musica e do Costa Diadema. O Azamara Quest de Montevideo e outros navios, como o MSC Seaview, Costa Fascinosa e o Serenade of the Seas, chegarão a tempo para a celebração do Ano Novo, incluindo a tradicional queima de fogos em Copacabana.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Temporada 2023/2024 de Cruzeiros

Quatro atracacoes no Pier Maua

A temporada de cruzeiros no Porto do Rio de Janeiro de 2023/2024 promete ser movimentada, com a recepção de 37 gigantes do mar, incluindo 27 navios estrangeiros e 10 nacionais. A temporada contará com 85 escalas nacionais, 34 internacionais e uma expectativa de movimentação de 440 mil visitantes.

Impacto Turístico e Econômico

Este fluxo intenso de navios de cruzeiro no Porto do Rio de Janeiro representa um impulso significativo para o turismo e a economia local. A diversidade de embarcações e a programação especial para as festas de fim de ano atraem um grande número de turistas nacionais e internacionais, contribuindo para a vitalidade do setor turístico da cidade.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).