No coração do bairro da Ribeira, em Natal-RN, o dia 20 de agosto foi marcado por um evento especial. A Fragata “Defensora”, uma das joias da Marinha do Brasil (MB), abriu suas portas para o público. Entre 13h30 e 16h00, mais de 1400 visitantes tiveram a chance única de adentrar o Terminal de Passageiros e embarcar em uma viagem repleta de história e descobertas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Conhecendo a Guardiã dos Mares Brasileiros

IMG 3960

Para muitos, a oportunidade de visitar a Fragata foi uma verdadeira aula de história viva. A bordo, os visitantes puderam entender o papel crucial que a “Defensora” desempenha na segurança marítima e no desenvolvimento do Brasil. Além de sua função como Navio-Escolta, a Fragata é responsável por patrulhar a vastidão da Amazônia Azul. Equipada com tecnologia de ponta, ela tem a capacidade de localizar e neutralizar aeronaves, navios de superfície e submarinos que representem ameaças.

Uma Jornada Internacional

A trajetória da Fragata “Defensora” (F-41) é repleta de marcos. Construída na Inglaterra em 1972, ela pertence à renomada Classe Niterói. Em 27 de março de 1975, o navio foi batizado, tornando-se o segundo a carregar o nome “Defensora” na Marinha do Brasil. Sua primeira aventura pelos mares ocorreu em 1976, e no ano seguinte, em 5 de março de 1977, foi oficialmente incorporada à MB. Hoje, a Fragata tem sua casa na Base Naval do Rio de Janeiro e opera sob o Comando do 1º Esquadrão de Escolta.

IMG 3971

A visitação à Fragata “Defensora” no Porto de Natal não foi apenas um passeio, mas uma imersão na rica história naval do Brasil. Eventos como este reforçam a proximidade entre a Marinha e a população, permitindo que os brasileiros conheçam de perto os heróis e as máquinas que defendem nossas águas.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).