Na manhã deste sábado (3), militares das Forças Armadas promoverão ensaio para o desfile cívico-militar em comemoração ao Dia da Independência (7). Como parte do treinamento geral, tropas do Exército Brasileiro, sob coordenação do Comando Militar do Planalto, percorrerão o lado norte do Eixo Monumental, na Esplanada dos Ministérios. O tráfego de veículos ficará bloqueado durante o treinamento.

Desfile aéreo – As Forças Armadas e as instituições de Segurança Pública promoverão ensaios dos desfiles aéreos. Os voos serão executados na segunda-feira (5), às 15 horas, e na terça-feira (6), a partir das 9 horas, também sobre a Esplanada. A atividade conta com cerca de 20 aeronaves – de caça, de transporte e de asas rotativas (helicópteros), e é realizada de maneira coordenada pelos órgãos de controle de espaço aéreo.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).