Em uma iniciativa emblemática de colaboração interinstitucional, o Comandante do 1º Grupamento de Engenharia, General de Brigada Alessandro da Silva, marcou presença na sede do Ministério Público Federal na Paraíba (MPF/PB) em João Pessoa. A visita, ocorrida em 23 de janeiro, representa um esforço contínuo de fortalecimento dos laços entre as instituições, essencial para a construção de uma sociedade mais justa e segura.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Desenvolvimento da Visita

O encontro, marcado pela cordialidade e pelo profissionalismo, foi uma oportunidade para o Procurador-chefe do MPF/PB, Bruno Galvão Paiva, acolher o General Alessandro e membros da comitiva do Grupamento Lyra Tavares. A reunião foi pautada na apresentação dos desafios e das propostas que norteiam a gestão atual do MPF no estado, delineando um panorama de possíveis áreas de cooperação e apoio mútuo.

Objetivos da Reunião

Neste diálogo institucional, o foco estava em identificar sinergias e estabelecer um terreno comum para futuras colaborações. O General Alessandro, conhecido por sua visão estratégica e capacidade de liderança, trouxe à mesa a expertise e os recursos do 1º Grupamento de Engenharia, visando contribuir para os objetivos do MPF/PB na garantia da lei e da ordem, assim como no progresso de projetos de infraestrutura e desenvolvimento.

Perspectivas Futuras

A visita do Comandante do 1º Grupamento de Engenharia ao MPF-PB abre portas para um diálogo construtivo e uma parceria efetiva entre as forças armadas e o órgão de justiça federal. A união de esforços entre as instituições é um passo decisivo na direção de um Brasil mais seguro e próspero, onde a integração de competências e recursos se traduz em benefícios tangíveis para a população.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).