A sessão contou com a participação, por videoconferência, de representantes dos Ministérios membros integrantes da Comissão

A Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM) realizou, ontem (17), a última reunião de 2021, na qual contou com a presença do Comandante da Marinha e Coordenador da CIRM, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, além de representantes dos Ministérios membros integrantes da Comissão.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Dentre os diversos assuntos abordados, o Almirante Garnier manifestou especial interesse pelos estudos, atualmente em curso em Grupo de Trabalho, que tratam do conceito de Economia Azul, e pelas análises, realizadas junto ao IBGE, sobre o estabelecimento de uma metodologia que possibilite a mensuração do PIB do Mar.

No decorrer da sua intervenção, o Secretário da CIRM, Contra-Almirante Rocha Martins, ressaltou alguns pontos importantes trabalhados pela Comissão ao longo do ano, como o andamento das ações dos Planos e Programas da CIRM, em particular a retomada das reuniões do Comitê Executivo AQUIPESCA, para promover o desenvolvimento sustentável das atividades do setor pesqueiro; os avanços do Planejamento Espacial Marinho; e a contribuição do Ministério da Educação na formação de quase seis mil mestres e doutores em Ciências do Mar, além da construção de quatro embarcações que operam como Laboratórios Flutuantes.

Na área do Comitê Executivo “Desenvolvimento Sustentável – ODS 14 e a Década do Oceano”, coordenado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, foram destaque as ações globais empreendidas para difusão e tratamento do tema junto à sociedade, governos e comunidade científica.

Finalizando a reunião, os Ministérios das Relações Exteriores e da Educação agradeceram a contribuição da Marinha para o desenvolvimento das pesquisas científicas no Continente Gelado, no momento em que ocorre a 40ª Operação “Antártica” (OPERANTAR XL). Também foi destacado o Dia Nacional da Amazônia Azul, celebrado em 16 de novembro.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).