O Superintendente Executivo de Mobilidade de João Pessoa, advogado Marcos Souto Maior Filho, recebeu na manhã dessa terça-feira (13/12/2022) a Medalha de Mérito Tamandaré outorgada pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, pelo Ato do Comando da Marinha nº 269/2022.

A comenda foi criada pelo Decreto 42.111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré, destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.

Conforme Decreto são condições essenciais para merecê-la, destacam-se: qualidades morais e profissionais, comprovada competência; e exação no cumprimento do dever; em se tratando de estrangeiros, acresce-se, ainda, a simpatia e afeição pela Nação Brasileira e sua Marinha; entre os civis, de um modo geral, considera-se a ação destacada e eficaz em prol dos interesses e do bom nome da Marinha do Brasil.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A solenidade foi realizada no 3º Distrito Naval na cidade de Natal-RN e presidida pelo Vice-Almirante André Moraes, com a participação do Almirante de Esquadra Elis Treidler Öberg, ex- Comandante de Operações Navais do Brasil.

A data escolhida foi em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré que denomina a Comenda. É hoje o patrono da Marinha do Brasil, armada que já batizou vários navios em homenagem ao seu ilustre marinheiro.

Acompanho entrega da comenda o Capitão dos Portos da Paraíba, Capitão de Fragata Erijansem Maciel, que resumiu: “Doutor Marcos Souto Maior é um grande amigo da Marinha, hoje é o Presidente da SOAMAR-PB, ajudando fortemente a Marinha do Brasil. Trabalha auxiliando e fortalecendo a interação com a sociedade civil e a Marinha. São pessoas com ele que fazem a sociedade está mais próxima da Marinha. Marcos Souto Maior tem os requisitos e os predicados para recebimento do Mérito Tamandaré. A justiça foi feita pelo Comando da Marinha do Brasil.”

Ouvido pelo portal o agraciado disse esta emocionado com a láurea, prometendo honrar a comenda recebida.

“Recebo a Medalha do Mérito Tamandaré com muita emoção, quando a Marinha do Brasil outorgar tão significativa comenda a um simples advogado e professor. Para mim só redobra minha responsabilidade em dignificar a Marinha do Brasil. Hoje recebo a mesma medalha que há exatos 20 anos meu pai, Des. Marcos Souto Maior, receberá. Momento de muita emoção, nostalgia e carinho.” Finalizou Souto Maior.

Fonte: Soamar-PB

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).