O Superintendente Executivo de Mobilidade de João Pessoa, advogado Marcos Souto Maior Filho, recebeu na manhã dessa terça-feira (13/12/2022) a Medalha de Mérito Tamandaré outorgada pelo Comandante da Marinha do Brasil, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, pelo Ato do Comando da Marinha nº 269/2022.
A comenda foi criada pelo Decreto 42.111, de 20 de agosto de 1957, a Medalha Mérito Tamandaré, destina-se a agraciar as autoridades, instituições e personalidades civis e militares, brasileiras ou estrangeiras, que tenham prestado relevantes serviços, na divulgação ou no fortalecimento das tradições da Marinha do Brasil.
Conforme Decreto são condições essenciais para merecê-la, destacam-se: qualidades morais e profissionais, comprovada competência; e exação no cumprimento do dever; em se tratando de estrangeiros, acresce-se, ainda, a simpatia e afeição pela Nação Brasileira e sua Marinha; entre os civis, de um modo geral, considera-se a ação destacada e eficaz em prol dos interesses e do bom nome da Marinha do Brasil.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
A solenidade foi realizada no 3º Distrito Naval na cidade de Natal-RN e presidida pelo Vice-Almirante André Moraes, com a participação do Almirante de Esquadra Elis Treidler Öberg, ex- Comandante de Operações Navais do Brasil.
A data escolhida foi em homenagem ao Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré que denomina a Comenda. É hoje o patrono da Marinha do Brasil, armada que já batizou vários navios em homenagem ao seu ilustre marinheiro.
Acompanho entrega da comenda o Capitão dos Portos da Paraíba, Capitão de Fragata Erijansem Maciel, que resumiu: “Doutor Marcos Souto Maior é um grande amigo da Marinha, hoje é o Presidente da SOAMAR-PB, ajudando fortemente a Marinha do Brasil. Trabalha auxiliando e fortalecendo a interação com a sociedade civil e a Marinha. São pessoas com ele que fazem a sociedade está mais próxima da Marinha. Marcos Souto Maior tem os requisitos e os predicados para recebimento do Mérito Tamandaré. A justiça foi feita pelo Comando da Marinha do Brasil.”
Ouvido pelo portal o agraciado disse esta emocionado com a láurea, prometendo honrar a comenda recebida.
“Recebo a Medalha do Mérito Tamandaré com muita emoção, quando a Marinha do Brasil outorgar tão significativa comenda a um simples advogado e professor. Para mim só redobra minha responsabilidade em dignificar a Marinha do Brasil. Hoje recebo a mesma medalha que há exatos 20 anos meu pai, Des. Marcos Souto Maior, receberá. Momento de muita emoção, nostalgia e carinho.” Finalizou Souto Maior.
Fonte: Soamar-PB
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395