A solidariedade brasileira ganha asas com a iniciativa da Força Aérea Brasileira (FAB). Sob o comando da Operação Taquari II, a FAB mobiliza esforços para socorrer as vítimas das intensas chuvas que assolam o Rio Grande do Sul. O KC-30 decolou nesta terça-feira, pouco depois do meio-dia, da Base Aérea de São Paulo (BASP), carregando consigo 34 toneladas de suprimentos essenciais, entre eles água potável, alimentos, cobertores e medicamentos. A ação solidária é resultado da campanha “Todos Unidos pelo Sul”, que desde sexta-feira arrecada doações nas bases aéreas de São Paulo, Galeão (Rio de Janeiro) e Brasília. A mobilização não para: pontos de coleta seguem ativos diariamente, das 8h às 18h, recebendo doações da população de todo o país.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Operação Taquari II: Um Exemplo de Cooperação e Solidariedade

A campanha da FAB integra a Operação Taquari II, em conjunto com as demais Forças Armadas, engajadas desde 30 de abril em atividades de busca e resgate, distribuição de suprimentos e reconstrução de infraestruturas afetadas. A magnitude da operação impressiona: até o momento, 3.406 militares das três Forças, apoiados por 15 helicópteros, um avião de carga, 243 embarcações e 2,5 mil viaturas e equipamentos de engenharia, estão empenhados no auxílio às vítimas das enchentes. O trabalho conjunto, que envolve também a participação de civis, já salvou aproximadamente 46 mil vidas, segundo estimativas do Ministério da Defesa.

Hospital de Campanha: Um Refúgio em Meio ao Caos

Diante da gravidade da situação, três hospitais de campanha estão sendo montados para atender aos pacientes das áreas mais afetadas pelas enchentes. O primeiro, localizado em Estrela (RS), já está em funcionamento desde domingo, com 40 leitos disponíveis. Em breve, mais duas unidades serão inauguradas em Eldorado do Sul e São Leopoldo, somando mais 60 leitos à capacidade de atendimento.

A ação coordenada das Forças Armadas, aliada à solidariedade da população, evidencia a capacidade do Brasil em enfrentar adversidades e unir esforços para socorrer aqueles que mais precisam.

Com informações da Agência Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).