O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) realizarão, nos dias 10,11 e 12 de novembro, em formato virtual, o Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves não Tripuladas (SIRESANT).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O aumento do uso comercial do Sistema de Aeronaves Não Tripuladas, do inglês Unmanned Aircraft System (UAS), deu início ao conhecido mercado dos drones. De acordo com a Association for Unmanned Vehicle Systems International (AUVSI), esse setor movimentará, somente nos Estados Unidos, cerca de US$ 82 bilhões, gerando, até 2025, 100 mil novos postos de trabalho no mercado norte-americano. Nesse sentido, os temas do evento serão direcionados aos stakeholders do segmento, como: a indústria, academia, operadores e autoridades reguladoras, com foco em proporcionar aos participantes o conhecimento das características deste sistema, considerado pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) como a nova era da aviação.

simposio 300x168 1

O Chefe do SRPV-SP, Coronel Aviador Chrystian Alex Scherk Ciccacio, lembra que o SRPV-SP, órgão regional do DECEA, recebeu, até 11 de setembro de 2020, mais de 37 mil solicitações de acesso ao espaço aéreo de aeronaves de pequeno porte não tripuladas. A estimativa é de chegar a 50 mil até o final deste ano. “O número de solicitações de acesso de aeronaves não tripuladas tem aumentado exponencialmente nos últimos anos. Em 2017, foram registradas 6.361 solicitações, saltando para 42 mil solicitações em 2019. Os dados demonstram a importância que o novo modal representa e que, em pouco tempo, poderá superar o número de aeronaves tripuladas no nosso espaço aéreo”, avalia o Coronel Ciccacio.

A programação do evento vai abordar com profundidade o uso de drone/aeronave remotamente pilotadas (RPA) por órgãos de Segurança Pública, Defesa Civil, de Fiscalização da Receita Federal do Brasil e por órgãos ligados aos Governos Federal, Estadual e Municipal, além das aplicações em novos mercados, como no setor de serviços, com destaque para delivery.

Crescimento durante a pandemia

Mesmo considerando a pandemia da COVID-19, houve um aumento de 13% no número de cadastros de drones/aeronaves remotamente pilotadas (RPA), de janeiro a junho de 2020, na comparação com o mesmo período de 2019, passando de 68 para 77 mil, conforme dados da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

O II Simpósio Regional sobre Sistemas de Aeronaves Não Tripuladas (SIRESANT) é um evento promovido pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e o Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), com o objetivo de proporcionar aos participantes, por meio de palestras expositivas, o contato com as melhores práticas relacionadas à operação segura do sistema de aeronaves não tripuladas. O encontro terá a duração de três dias e será composto por dezesseis palestras realizadas em blocos.

As inscrições para o evento são gratuitas e podem ser realizadas pelo site: https://siresant.com.br/inscricao/.

As informações são da Força Aérea Brasileira.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).