blank

Google News

No dia 07 de abril de 2022, foram inauguradas, na ala Marcílio Dias, do Palácio Duque de Caxias, as novas instalações do 5º Grupamento de Engenharia (5º Gpt E).

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

Subordinado diretamente ao Comando Militar do Leste (CML), o 5º Gpt E, criado em 20 de janeiro de 2017, vem realizando, por meio de suas Organizações Militares – 1º Batalhão de Engenharia de Combate (Escola), Comissão Regional de Obras/1 e 4º Batalhão de Engenharia de Combate – diversas atividades em prol dos Grandes Comandos e das Grandes Unidades situados no âmbito do CML.

Entre as ações realizadas pela Engenharia do Leste nos últimos cinco anos, destacam-se, na vertente “Braço Forte”, as atuações durante a Intervenção Federal e a Operação Membeca, e, na vertente “Mão Amiga”, as ações de remoção de resíduos sólidos em apoio à Defesa Civil, após as fortes chuvas que atingiram os municípios de Petrópolis e Angra dos Reis. As novas instalações visam a otimizar o apoio à mobilidade, à contramobilidade, à proteção e o apoio geral de engenharia.

blank

Durante a solenidade, o Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira, após o descerramento da placa alusiva à data, destacou o trabalho realizado pela Engenharia no apoio à Defesa Civil, após as fortes chuvas que atingiram a Região Serrana e a Costa Verde.

Texto: Ten Anderson Valim / Fotos: Cb Francilaine