A Força Aérea Brasileira (FAB) lançou as Instruções Específicas para o Exame de Admissão ao Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica, para ingresso em junho de 2024. Uma oportunidade incrível para aqueles que sonham em seguir carreira militar, especificamente no ramo aéreo. As inscrições já estão abertas e seguem até o dia 28 de julho de 2023, e para se inscrever, os candidatos devem acessar o site: ingresso.eear.aer.mil.br. O valor da taxa de inscrição é de R$ 80,00.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Requisitos e Processo Seletivo

As vagas são destinadas a candidatos de ambos os sexos que atendam às condições e normas estabelecidas nas Instruções Específicas do Exame. Para ser habilitado à matrícula na segunda turma do Curso de Formação de Sargentos da Aeronáutica (CFS 2/2024), é necessário ter no mínimo 17 anos e não completar 25 anos de idade até o final do ano de 2024. Além disso, o candidato deve ter concluído o Ensino Médio do Sistema Nacional de Ensino até a data da Concentração Final do Exame.

O processo seletivo é bastante completo, composto por Provas Escritas de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Matemática e Física, inspeção de saúde, exame de aptidão psicológica, teste de avaliação do condicionamento físico, procedimento de heteroidentificação complementar e validação documental. As Provas Escritas estão previstas para o dia 19 de novembro de 2023.

Do Curso à Graduação de Terceiro-Sargento

CFS2023

Os candidatos aprovados em todas as etapas do processo seletivo e selecionados pela Junta Especial de Avaliação (JEA) deverão se apresentar na Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), em Guaratinguetá (SP), no dia 30 de junho de 2024, para habilitação à matrícula no Curso que terá duração de dois anos.

Após a conclusão do Curso com aproveitamento, o aluno será promovido à graduação de Terceiro-Sargento e será distribuído e classificado em uma das Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), localizadas em todo o território nacional, de acordo com a necessidade da Administração.

Para obter mais informações sobre essa incrível oportunidade, consulte as Informações Específicas na página: www.fab.mil.br/eear.

Marcelo Barros, com informações da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).