O Primeiro Esquadrão do Décimo Quinto Grupo de Aviação (1º/15º GAV) – Esquadrão Onça, realizou, nessa quinta-feira (25/08), o transporte da Frida, uma elefante-marinho resgatada em Nova Viçosa, na Bahia. O animal havia sido salvo no início do ano, quando moradores do sul da Bahia avistaram-no encalhado próximo ao litoral. Logo em seguida, foi encaminhado para o Centro de Reabilitação do Instituto Mamíferos Aquáticos (IMA).

Assim que chegou, a Frida estava bem abaixo do peso e com necessidade de acompanhamento especializado. Hoje, após seis meses de tratamento e com 180 quilos e 1,80 metro, a elefante-marinho necessitou ser transferida para Florianópolis (SC) em uma caixa especial, e coube ao C-105 do Esquadrão Onça realizar essa missão.

O FAB 2806 decolou do Aeroporto de Salvador às 09h15 e, além dos tripulantes, participaram da missão duas veterinárias do IMA, que monitoraram a hidratação e o bem-estar do animal durante o voo. Em Florianópolis, ela ficará sob os cuidados da ONG R3 Animal até a soltura no mar.

“Foi uma missão desafiadora e, ao mesmo tempo, gratificante. Todos os cuidados no transporte da caixa até a aeronave e, principalmente, durante o voo contribuíram para que a Frida chegasse ao seu destino e pudesse receber a atenção necessária visando sua reintegração ao meio ambiente, num futuro próximo. Aceitamos o desafio por entender a importância de devolver o elefante-marinho ao seu habitat natural. Missão cumprida!”, destacou o Comandante do Esquadrão Onça, Tenente-Coronel Tito Livio Lúcio Alencar de Andrade.

Fotos: Tenente Isaac Matias / Esquadrão Onça

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui