Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques, membros do Almirantado e Diretores do setor de CT&I

O Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, acompanhado por membros do Almirantado, visitou o Centro Tecnológico da Marinha no Rio de Janeiro (CTMRJ), sendo recepcionado pelo Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e pelo Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante Marcelo Gurgel de Souza.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A comitiva assistiu a uma apresentação sobre os projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) do Instituto de Pesquisas da Marinha (IPqM), Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) subordinada ao CTMRJ, que atua na vanguarda da Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e Serviços considerados de relevância para o fortalecimento do Poder Naval. Os visitantes conheceram “in loco” o portfólio de projetos desenvolvidos e em andamento nas áreas de Sistemas Acústicos Submarinos, Digitais, de Armas, de Guerra Eletrônica e Radar e Tecnologia de Materiais.

erwecfreqvfqcwdfr
Diretor do CTMRJ, Contra-Almirante Gurgel, durante
a apresentação para o Comandante da Marinha

O CTMRJ destaca-se quanto à Pesquisa e Desenvolvimento de Projetos, Serviços e Tecnologias não nucleares, tendo como propósito gerenciar os respectivos processos no âmbito do Setor de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha. Também cabe ao Centro prestar orientação técnica, em suas áreas de conhecimento, às Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação subordinadas, consoante à Estratégia Nacional de Defesa, à Estratégia de CT&I da Marinha e às políticas que lhes conferem sustentação, contribuindo para a independência tecnológica do País e para o desenvolvimento da Base Industrial de Defesa.

Fonte: Marinha do Brasil

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).