blank

O Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, está na Guatemala para representar o Brasil na 62ª Conferência dos Comandantes das Forças Aéreas Americanas (CONJEFAMER), que acontece até o dia 18 de junho. Este ano, a CONJEFAMER reuniu representantes de 23 países, além de integrantes da Junta Interamericana de Defesa (JID) e da Academia Interamericana de Forças Aéreas (IAAFA).

blank

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O objetivo da Conferência é fomentar a cooperação e o apoio mútuo entre as Forças Aéreas Americanas, principalmente para o planejamento de Operações Aéreas em apoio às nações que necessitem de ajuda imediata em virtude de desastres naturais, como terremotos, enchentes, incêndios de grandes proporções, erupções vulcânicas e tsunamis.

Reuniões plenárias e bilaterais

Os representantes se reunirão, nesta quinta-feira (16/06), em sessões plenárias e reuniões bilaterais, para discutir as normas da conferência, os próximos ciclos do evento e estatutos. Os acordos discutidos durante as reuniões bilaterais serão firmados para serem aplicados em prol da ajuda humanitária em situações de desastres naturais. Na ocasião, o Brasil realizou reuniões bilaterais, por exemplo, com Bolívia, Canadá e Estados Unidos.

blank

De acordo com o Oficial de Enlace do SICOFAA, Coronel Aviador Bruno Pedra, entre os temas abordados no evento estão a realização do Exercício COOPERACIÓN XI no Brasil, em 2026, e a aprovação dos anexos Espacial e Médico do Manual de Operações para Ajuda Humanitária do  SICOFAA.

Homenagens

blankO Sargento Marques, que foi eleito o Especialista em Comunicações do ciclo 2021 – 2022, foi um dos militares brasileiros que tiveram seu trabalho e dedicação reconhecidos. O militar, que estava no evento, falou sobre o recebimento do prêmio. “Fico muito lisonjeado com o prêmio, principalmente por estar representando o nosso País e o nosso grupo de especialistas em Comunicações. Isso só me motiva a continuar mantendo a nossa Estação e a nossa Força Aérea no mais alto nível”, pontuou.

O Brigadeiro do Ar Paulo Roberto de Carvalho Júnior, que ocupa o cargo de Delegado no âmbito do SICOFAA, também comentou sobre a homenagem. “Tivemos a honra de acompanhar a entrega ao Sargento Marques do distinto prêmio ECO do ciclo de 2021 – 2022. Como o Comandante da Aeronáutica disse, ver o militar que representa a Força Aérea com tanto empenho e dedicação receber esse prêmio nos encheu de orgulho”, destacou o Oficial-General.

Na CONJEFAMER deste ano, a Estação de Comunicações do Brasil ainda ganhou o prêmio de mais eficiente do Sistema de Informática e Telecomunicações das Forças Aéreas Americanas (SITFAA), cuja placa foi entregue ao Tenente-Brigadeiro Baptista Junior.

SICOFAA

blankCriado com o objetivo de promover-te-ás a troca de experiências, conhecimentos e treinamentos que permitam o fortalecimento das capacidades operacionais e profissionais de seus integrantes, o SICOFAA, atualmente, é composto por 21 países, incluindo o Brasil. O Sistema funciona como uma organização apolítica e voluntária, cuja missão é dar suporte às necessidades de seus membros, além de construir laços de cooperação mútua e de interoperabilidade que garantam a eficácia em responder a uma situação de emergência de forma combinada, atendendo às intenções diplomáticas entre os países.

A ideia de reunir as Forças Aéreas Americanas surgiu em 1961, quando os quatorze comandantes fundadores do SICOFAA participaram da 1ª CONJEFAMER. Assim, o dia 16 de abril de 1961, data da realização da 1ª CONJEFAMER, tornou-se o dia do SICOFAA.

Fotos: Força Aérea Brasileira / SICOFAA