Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Manaus (AM) – Na manhã desta quinta-feira (25), o Comando Militar da Amazônia sediou a 3ª Reunião de Coordenação Interagências para a Operação de Garantia de Votação e Apuração (GVA). O evento teve por objetivo ratificar a proposta de divisão dos locais de votação no Estado do Amazonas que serão apoiados pelas Forças Armadas e Polícia Militar do Estado.
As ações da GVA são utilizadas, especificamente, para contribuir para a regularidade do processo eleitoral nos locais de votação e de apuração, durante o pleito eleitoral. Esse apoio para segurança do processo eleitoral foi homologado pela Diretriz do Ministério da Defesa. A determinação corresponde ao dispositivo do Código Eleitoral (Lei no 4.937/1965, art. 23, inciso XIV), que prevê a possibilidade de participação de forças federais em operações eleitorais.
A Operação GVA 2022 compreenderá a segurança a locais de votação em todo o Estado, perfazendo mais de 1.518 locais, bem como apoio logístico para o transporte das urnas. O Comando Militar da Amazônia prestará apoio em cerca de 29 ( vinte e nove municípios) e realizará o apoio logístico para transporte aéreo das urnas no Amazonas.
Na ocasião também foram definidas as ações efetivas de apoio da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira em apoio às eleições de 2022.
O evento contou com a participação do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Furlan, do Chefe do CCOp, General de Brigada Plácido, do CEM do 9° Distrito Naval, Contra-Almirante Assano, de representantes do VII COMAR, da Polícia Militar do Amazonas e representantes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE).
Na abertura, o Comandante Militar da Amazônia destacou a honra de apoiar tão importante evento para o exercício da democracia nacional e a importância do apoio de todos os envolvidos no pleito eleitoral enfatizando que “as decisões do grupo tornar-se-ão ações efetivas para suporte ao TRE/AM, na forma de apoio logístico e segurança em mais 1.500 pontos de votação”.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395