Marechal Thaumaturgo (AC) – O Comando de Fronteira Juruá / 61º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron Juruá / 61º BIS) inaugurou, no dia 11 de outubro, o seu Primeiro Pelotão Especial de Fronteira (1º PEF), sediado na cidade de Marechal Thaumaturgo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A ativação do 1º PEF do 61º BIS ocorre após mais de vinte anos de atuação como um Destacamento Especial de Fronteira (DEF), em uma área próxima ao aeroporto, circundada pelos Rios Amônia e Juruá. Ao longo dos anos, diversos tipos de reformas e adaptações foram realizadas, visando atender às demandas estruturais e logísticas que um pelotão de fronteira exige.

O Pelotão Especial de Fronteira exerce a importante missão na salvaguarda de nossa Soberania Nacional, colaborando na preservação da integridade territorial e no combate a ilícitos transfronteiriços.

O evento de inauguração contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Achilles Furlan Neto, acompanhado do General de Brigada Flávio Moreira Mathias, Comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva e do Comandante do C Fron Juruá / 61º BIS, Coronel Wildson Pereira Santos, além de demais integrantes da comitiva oficial.

Fonte: C Fron Juruá / 61º BIS

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).