A Escola de Comunicações (EsCom) concluiu, no dia 4 de dezembro, o seu ciclo anual de especializações, com a formatura de brevetação de seus alunos. O evento contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), que presidiu a cerimônia.

Dos seis cursos realizados, figurou como destaque o novo Curso de Operador de Comunicação Audiovisual, aprovado em 2019 e conduzido, pela primeira vez, em 2020. Foram qualificados 20 subtenentes e sargentos de diversas guarnições militares do Brasil, que ficaram aptos a ocupar cargos e a desempenhar funções que sejam de interesse do Sistema de Comunicação Social do Exército (SISCOMSEx).

Seu objetivo principal foi habilitar os instruendos a produzirem mídias digitais de alta qualidade, atendendo à atual e vigorosa demanda de utilização das plataformas digitais, que se tornaram importantes meios de comunicação, e colaborando com as novas demandas do SISCOMSEx.

Por ocasião da formatura de brevetação, a importância dos conhecimentos adquiridos pelos alunos serem imediatamente empregados em prol do SISCOMSEx foi corroborada pelas palavras do Chefe do CCOMSEx: “A Escola de Comunicações, com os cursos que são concluídos hoje, com as entregas que faz, demonstra claramente como está inserida em diversos sistemas do Exército. No momento, eu vejo o Sistema de Ciência e Tecnologia sendo beneficiado, o Sistema Operacional sendo beneficiado e, agora, para minha alegria, o Sistema de Comunicação Social, com a retomada, depois de muitos anos, do Curso de Operador de Comunicação Audiovisual, com uma nova roupagem e dentro de um outro cenário totalmente reformulado”.

Fonte: EsCom
Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui