Nos dias 23 a 25 de agosto, Brasília se tornará o epicentro das relações militares sul-americanas. Pela primeira vez, o Exército Brasileiro será o anfitrião de um encontro que reunirá comandantes dos exércitos de todos os países da América do Sul. Este evento, realizado no Quartel-General do Exército, não é apenas uma oportunidade para estreitar laços, mas também para discutir temas de interesse mútuo e fortalecer as relações institucionais.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Objetivos e Celebrações

O coração da reunião é a cooperação e o entendimento mútuo. Os participantes buscarão aprofundar os intercâmbios e programas de cooperação, essenciais para a segurança e estabilidade da região. Além das discussões e deliberações, as autoridades terão a honra de participar da solenidade alusiva ao Dia do Soldado, um evento marcante que acontecerá na Avenida do Exército, celebrando o compromisso e a dedicação dos militares à nação.

Diplomacia Militar em Ação

A capacidade do Exército Brasileiro de organizar e hospedar essa reunião é um testemunho do papel crescente do Brasil na diplomacia militar. Ao construir relacionamentos sólidos e promover a confiança mútua entre as forças armadas das nações sul-americanas, o Brasil está desempenhando um papel vital na prevenção de conflitos e na promoção de uma comunidade internacional mais segura. Ações como a Operação Paraná 3 e a Operação Arandu são exemplos concretos de como a cooperação pode levar a resultados positivos em situações desafiadoras.

Cooperação Além das Fronteiras

A América do Sul, com sua rica tapeçaria de culturas e nações, tem no Exército Brasileiro um parceiro disposto a colaborar e construir pontes. Este encontro é uma prova do compromisso do Brasil com a paz, a estabilidade e a cooperação regional. E, como sempre, o Exército Brasileiro está na vanguarda, mostrando o caminho a seguir.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).