Equipe da CPSP durante segurança do evento

A Capitania dos Portos de São Paulo (CPSP) apoiou, no dia 3 de agosto, o canoísta Adelson Carneiro Rodrigues na continuidade do percurso que começou no Oiapoque (Amapá), em fevereiro de 2020, e terminará no Arroio Chuí (Rio Grande do Sul). Ao completar o desafio, o brasileiro se tornará o primeiro a remar, por todo litoral brasileiro, em caiaque oceânico.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O trecho do percurso, no município de Santos, teve início na Praia do Góis, localizada na margem esquerda do canal do Porto, e terminou na Praia de Santos onde o canoísta foi recepcionado por autoridades e personalidades da região.

O canoísta agradeceu todo o apoio da Marinha, parceira desde o início de sua jornada, e ressaltou a importância da disseminação da mentalidade marítima por meio do esporte. “A Marinha está comigo em toda essa trajetória, sempre me municiando com as previsões meteorológicas, avisando sobre as ressacas, intempéries e alertas vermelhos, que é justamente quando eu não entro na água”, disse.

adelson junto aos remadores e apoiadores do evento
Canoísta Adelson junto aos remadores e apoiadores do evento

O evento teve a participação da sociedade santista, amantes do esporte náutico, bem como das crianças assistidas pelo Programa Forças no Esporte, do Ministério da Defesa, e Projeto “Navega São Paulo”.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).