O Comando Militar do Sudeste (CMSE) vai comemorar o Dia do Soldado com uma solenidade no Quartel-General do Ibirapuera (QGI), em São Paulo, no dia 25 de agosto. A cerimônia será presidida pelo Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Dia do Soldado é celebrado em 25 de agosto, data de nascimento do Patrono do Exército Brasileiro, Marechal Luiz Alves de Lima e Silva, o Duque de Caxias.

Conhecido como “O Pacificador”, Caxias lutou pela consolidação da independência do Brasil, que neste ano celebra seu bicentenário. Também pacificou províncias conflagradas e conduziu as armas nacionais à vitória nos conflitos da Bacia do Prata. Ainda restabeleceu o império da ordem, preservou as instituições, recompôs a coesão nacional e salvou a unidade da Pátria.

Comando Militar do Sudeste

O CMSE é um dos oito Comandos Militares de Área do Exército Brasileiro, com sede na cidade de São Paulo.

Com 132 organizações militares, é o único Comando Militar de Área que abrange apenas um Estado. É responsável pelos sistemas operacionais, logísticos e de mobilização no Estado de São Paulo, sendo capaz de dispor da pronta resposta no cumprimento de sua missão constitucional.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).