Área do Levantamento Hidrográfico concluído pelo NHoF “Almirante Graça Aranha”
O Navio Hidroceanográfico Faroleiro (NHoF) “Almirante Graça Aranha” retornou ao Complexo Naval da Ponta da Armação, em Niterói (RJ), no dia 14 de julho, após realizar a comissão “LH Tramandaí”, que foi dividida em duas fases, a primeira de março a abril e a segunda de junho a julho.
principal objetivo da comissão foi atualizar a batimetria (medição da profundidade do oceano) e o perfil do relevo submarino presentes na região do Terminal Marítimo Almirante Soares Dutra, na cidade de Tramandaí (RS), visando à elaboração da carta náutica nº 2011 e à atualização de documentos náuticos da região, contribuindo para o cumprimento do III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro.
Durante a comissão, o navio também operou com o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Sul (EsqHU-51), realizando a qualificação e requalificação de pilotos a bordo.
Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).