Resende-RJ- A Academia Militar das Agulhas Negras da Turma Dom Pedro II realizou neste sábado, dia 20 de agosto, o tradicional Espadim. Oportunidade em que 395 Cadetes do 1º ano receberam a réplica reduzida da Espada de Duque de Caxias, durante solenidade no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes (PMMM).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A cerimônia se repete há 90 anos. Em 2022, do total de Cadetes, 362 são do sexo masculino e 33 do sexo feminino, sendo 380 brasileiros e 15 de Nações Amigas.

Um momento histórico, em que eles trajam pela primeira vez o tradicional uniforme azulão, após passarem por etapas importantes da formação. Desde a chegada à Escola Preparatória de Cadetes do Exército, de Campinas –SP, até agora, já se passaram quase 20 meses de formação.

Pontualmente às 11 horas da manhã, horário de Brasília, eles adentraram o Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes sob os olhares de familiares e amigos.

Marta Helena se emocionou ao acompanhar a filha Amanda Santos recebendo o seu Espadim.

“Só a gente sabe o que passamos pra chegarmos aqui. Eu sinto hoje muito orgulho dessa minha filha”, destacou a funcionária pública, que foi abraçada pela filha.

Em seguida, o presidente da República Jair Messias Bolsonaro, o Ministro da Defesa além do Comandante do Exército, General de Exército Marco Antônio Freire Gomes, Comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Almeida Baptista Junior, o Comandante da Academia Militar, General de Brigada João Felipe Dias Alves, demais autoridades militares e dos poderes executivo, legislativo e judiciário participaram da solenidade.

A AMAN é repleta de tradições, que são fortalecidas de geração para geração. A solenidade é marcada pela entrega da miniatura da Espada de Caxias, o maior símbolo de honra para o Cadete. Um marco na vida do futuro Oficial, que, ao concluir o curso na Academia Militar, receberá a Espada. Por falar nela, a verdadeira Espada Oficial de Duque de Caxias adentrou o Pátio, na solenidade de formatura, pela primeira vez, sendo portada por um Cadete do 4º ano, Resende.

O Comandante da AMAN, General Felipe, saudou os presentes.

“Familiares e amigos dos Cadetes da AMAN, vocês são parte importante dessa etapa. O Espadim  é um dos dias mais importantes do calendário militar. Desde a chegada de vocês na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), de Campinas, até aqui, são muitas etapas vencidas, os que lhes deu o direito da conquista dessa honraria. Somente os Cadetes de Caxias têm o direito de portar o Espadim e o dever de honrá-lo”, destacou o Comandante da AMAN.

O primeiro Cadete a receber o Espadim, a miniatura fiel com 60 cm de comprimento, foi o destaque da turma Dom Pedro II, Lucas Cremonese Jaeger, das mãos do Presidente da República. Oriundo de São Gabriel, Rio Grande do Sul, o representante da região sul do Brasil, sentiu-se honrado por esse marco em sua formação.

“Sinto-me muito feliz pela conquista, após já ter vencido muitos desafios, desde a chegada  à EsPCeX.  Devo à AMAN e à minha família essa conquista”, salientou o Cadete Jaeger.

Logo depois, foi a vez dos Cadetes receberem de seus padrinhos e madrinhas o Espadim.

“Estou muito feliz pelo meu Espadim”, disse o Cadete de Nações Amigas Duma, da República de Camarões.

Com o símbolo de honra e altruísmo em mãos, proferiram o tradicional juramento. “Recebo o sabre de Caxias com o próprio símbolo da honra militar”.

“Jovens Cadetes da turma Dom Pedro II, hoje é um dia de grande honra. A partir dessa inesquecível cerimônia, vocês serão confirmados Cadetes de Caxias.  Senhoras e senhores orgulhem-se, pois esta conquista é de vocês. Ao receberem o Sabre de Caxias, suas vidas ganham um brilho especial. O Exército Brasileiro  recebe o sangue novo desses destemidos jovens, que dedicaram suas vidas à carreira das armas”, discursou o Comandante do Exército, General de Exército Freire Gomes.

Ao final, entoaram a canção da AMAN.

A partir de agora, eles passam a portar essa honraria ao longo de sua formação. Em 2025, eles terão um novo encontro no Pátio de formatura dos Cadetes, quando farão a restituição do Sabre para portarem a Espada de Oficial do Exército Brasileiro.

espadim2022 1 scaled espadim2022 8 scaled espadim2022 4 scaled espadim2022 5 scaled

Quem é a Turma Dom Pedro II?

Eles são 395 jovens, irmãos por escolha.

Oriundos de todo o Brasil e de Nações Amigas, são 209 da região sudeste, 52 da região sul, 73 da região nordeste, 31 região centro-oeste e 15 da região norte, além de 15 Cadetes, oriundos: 3 da República dos Camarões, 2 da República Cooperativa da Guiana,1 da República de Guiné-Bissau, 2 da República da Namíbia, 2 da República do Paraguai, 3 de Senegal e 2 do Vietnã.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).