Donald Trump, ex-Presidente dos Estados Unidos da América. Foto: Isac Nóbrega/PR

Pela primeira vez na história dos Estados Unidos, um ex-presidente enfrentará uma acusação criminal. Donald Trump foi formalmente acusado no caso do silenciamento da atriz pornográfica Stormy Daniels. O ex-presidente alega ser vítima de “perseguição política” e “interferência eleitoral no mais alto nível da história”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A acusação de um grande júri de Manhattan torna Trump o primeiro ex-presidente norte-americano a enfrentar um processo criminal. Ele se apresenta como candidato à Presidência em 2024 e pediu aos seus apoiadores que lhe forneçam dinheiro para pagar a defesa judicial. Desde 18 de março, Trump já arrecadou mais de US$ 2 milhões no âmbito da campanha eleitoral.

O ex-presidente é acusado de ter pagado US$ 130 mil à atriz Stormy Daniels para que ela não revelasse uma relação extraconjugal. O pagamento teria sido feito duas semanas antes das eleições presidenciais de 2016, que venceu.

As autoridades reforçaram a segurança em torno do tribunal de Manhattan após Trump ter convocado protestos em todo o país no início deste mês, a exemplo do ocorrido antes do ataque ao Capitólio em 6 de janeiro de 2021. Trump é pré-candidato à Presidência dos EUA nas eleições de 2024.