Entre 26 de junho e 1º de julho, os estagiários do Curso de Estado-Maior Conjunto (CEMC) da Escola Superior de Guerra (ESG) embarcaram em uma viagem de estudos para Santiago, no Chile. A jornada, que contou com a participação do Comandante da ESG, Vice-Almirante Gilberto Santos Kerr, teve como principal objetivo ampliar os horizontes dos 14 estagiários do CEMC, proporcionando a eles uma imersão em experiências internacionais e uma visão ampla dos desafios e práticas das Forças Armadas chilenas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Uma Programação Rica e Diversificada

Snapinsta.app 357838731 1506429703097997 8972762095271940093 n 1080

O programa de estudos da viagem foi estrategicamente projetado para proporcionar aos estagiários uma compreensão abrangente da estrutura e do funcionamento das instituições militares chilenas. A agenda incluiu palestras, exposições e apresentações institucionais no Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas chilenas, na Academia Nacional de Estudos Políticos e Estratégicos, no Centro Conjunto para Operações de Paz do Chile e na Escola de Aviação da Força Aérea Chilena. Cada uma dessas visitas representou uma oportunidade para os estagiários observarem de perto as operações dessas instituições, além de estimular a troca de ideias e aprofundar o entendimento sobre as práticas militares chilenas.

Conhecimento em Ação: Experiência Inestimável

Esta viagem de estudos representou uma experiência inestimável para os estagiários da ESG. A viagem permitiu que pudessem ver em primeira mão as complexidades e os desafios da condução das operações militares em um contexto internacional. Além disso, a viagem também ofereceu a oportunidade de aprendizado mútuo, ao permitir que os estagiários compartilhassem suas próprias experiências e perspectivas com os colegas chilenos.

Um Futuro de Cooperação Internacional

A viagem dos estagiários da ESG ao Chile marca um passo significativo em direção a uma cooperação internacional mais estreita. Esta experiência não só enriqueceu o currículo dos estagiários, como também fortaleceu os laços entre as Forças Armadas do Brasil e do Chile. Este intercâmbio de conhecimentos e experiências constitui um sólido alicerce para uma parceria contínua entre as duas nações, rumo a um futuro de cooperação internacional e progresso compartilhado.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).